Doces Beijinhos

Temos paixão pela cozinha, queremos que nos acompanhe nesta paixão que permite dar largas à imaginação na confecção dos alimentos. A cozinha pode ser um local onde acontece magia feita com as suas mãos. Pegue em vários ingredientes de cores, aromas e sabores diferentes, misture-os com imaginação e transforme-os numa criação sua, que coloca na sua mesa.

Para pôr na sua mesa de festa a acompanhar o café ou outra bebida, ou simplesmente para se deliciar com um doce sabor, propomos-lhe duas receitas: os “Beijinhos Negros” e os “Doces Beijinhos sem açúcar”. A primeira é uma receita tradicional e a segunda é uma receita alternativa para quem prefere um “doce sabor” isento de açúcar, feito à base de frutos e sementes.

 

Beijinhos Negros

Ingredientes

Os beijinhos negros levam bastante amêndoa, de preferência utilize as nossas saborosas amêndoas do Algarve e/ou de Trás-os-Montes.
150g de amêndoa ralada (compre já ralada ou use uma picadora); 150 de amêndoa picada, para enfeitar;

Bolacha Maria, um pacote com cerca de 30 bolachas, trituradas em farinha (utilize uma picadora para desfazer as bolachas); Chocolate preto, 200g; Manteiga, 1 colher de sopa; Leite Condensado, 1 lata.

 

Confeção

Parta o chocolate aos pedaços para uma taça, junte a manteiga e o leite condensado. Leve ao microondas, apenas três ou quatro segundos, para amolecer o chocolate. Não deixe ferver nem aquecer demasiado.

Retire do microondas. Com uma colher de pau, bata até obter um creme homogéneo. Junte a amêndoa ralada e volte a envolver. Junte aos poucos a Bolacha Maria triturada, continuando a envolver até ficar tudo muito bem misturado. Leve ao frigorífico por uma a duas horas.

Retire do frigorífico e com a ajuda de uma colher faça pequenas bolas e passe-as pela amêndoa picada. Coloque as bolinhas em forminhas de papel e ponha na sua mesa.

 

Beijinhos Doces sem Açúcar

A receita alternativa

Ingredientes:

De preferência, utilize as nossas saborosas amêndoas do Algarve e/ou de Trás-os-Montes. 150g de amêndoa ralada (compre já ralada ou use uma picadora); 150g de amêndoa picada para enfeitar, ou coco ralado ou qualquer outro fruto seco que seja da sua preferência, picado; 100g de coco ralado; 8 Tâmaras; 1 Chávena de sementes várias: caju, sementes de abóbora, de girassol, linhaça, etc. Uma rodela de gengibre fresco, um pouco de canela, sal e nós moscada; Uma colher de sopa de óleo de coco; Um pouco de leite de amêndoa. O suficiente para homogeneizar todo o preparado

Se gostar e quiser obter bolinhas com sabores diferentes, mantenha a base dos ingredientes e substitua o leite de amêndoa por puré de abóbora ou de maçã.

Confeção

Numa trituradora comece por triturar muito bem todas as sementes e coloque numa tigela. Retire os caroços das tâmaras e triture juntamente com a rodela de gengibre. A quantidade de gengibre deve ser adequada ao seu gosto pelo travo acentuado e picante. Na tigela junte todos os ingredientes incluindo o óleo de coco, tempere com a canela, sal e um pouco de nós moscada. Aos poucos junte o leite de amêndoa, até que toda a mistura esteja consistente e homogeneizada. Coloque no frigorífico durante cerca de uma hora. Quando a consistência estiver adequada a moldar, retire do frigorífico e com a ajuda de uma colher molde bolinhas que passa pelas amêndoas picadas. Se preferir pode passar as bolinhas por coco ralado.

Coloque as bolinhas em forminhas de papel e guarde no frigorífico até à altura de colocar sobre a mesa.

beijinhos doces

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s