Lenda das amendoeiras em flor

Conta a lenda que há muitos e muitos séculos, quando o Algarve ainda pertencia aos Árabes, reinava um belo e valente jovem Ibn-Almundim em Chelb, onde atualmente existe a cidade de Silves. Este jovem rei, o mais temido dos reis mouros do seu tempo, tomou-se de amores por uma bela rapariga Gilda, uma princesa Nórdica, que havia sido feita prisioneira numa das muitas batalhas.

Como acontece nestas histórias de amor, os dois jovens casaram e foram felizes nas terras algarvias onde residiam, durante muitos anos até que um dia, a bela princesa do Norte caiu doente sem que se conhecesse algum mal físico de que pudesse padecer. O rei mandou chamar os médicos mais famosos, mas nenhum conseguiu curar a sua amada. Um velho que havia sido feito prisioneiro com Gilda, também ele das terras do Norte, conhecido pelas suas capacidades de curar as doenças dos homens, pediu para ser recebido pelo desesperado rei e jurou-lhe que a princesa sofria de saudades da neve do seu país distante: “O que a princesa tem é saudade da neve!”.

O rei chamando todos os seus conselheiros procurou uma solução. A sábia solução encontrada foi a de plantar por todo o reino muitas amendoeiras, para que quando florissem, as suas brancas flores dessem à princesa a imagem da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Logo o rei ordenou que, por todo o seu reino, se plantassem amendoeiras. Quando a primavera chegou e as amendoeiras floriram, o rei levou a sua amada até ao terraço do palácio. Gilda sente-se maravilhada ao deparar-se com o espetáculo branco das amendoeiras floridas, logo os seus olhos brilharam de alegria e a sua face ganha um tom rosado.  Todos os dias, enquanto as flores se mostravam em todo o seu esplendor, Gilda ia até ao terraço e ficava tempos perdidos olhando a brancura que se estendia por todo o horizonte, recordando as paisagens, brancas da neve, da sua terra natal, nunca mais se sentiu triste.

Após este acontecimento, o rei mouro e a princesa viveram felizes longos anos, esperando ansiosos, todos os anos, a chegada da primavera com o maravilhoso espetáculo das amendoeiras em flor.

Foi assim que em Portugal, surgiu o cultivo da amêndoa e, hoje em dia, temos amendoeiras em várias regiões para nos maravilharem com as suas flores primaveris.

20180303_160439

One thought on “Lenda das amendoeiras em flor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s