Uvas pretas com lima, as nossas sugestões

A época de verão oferece-nos uma grande variedade de frutas. Na alimentação diária procure utilizar produtos da época que chegam aos mercados diretamente dos produtores.

Nós, fomos à feira comprar fruta e legumes dos produtores locais, sempre mais saborosos e mais naturais. Hoje vamos dizer-lhe como surpreender num jantar de família ou de amigos colocando uvas na mesa de forma um pouco mais sofisticada e incentivando a que todos comam fruta.

Uvas pretas com lima

Escolha uvas pretas, se possível de bagos grandes. Lave muito bem, ponha a escorrer é importante que as uvas fiquem sem água. Separe os bagos para um recipiente, sobre os bagos de uva coloque raspa da casca de uma lima e espalhe umas gotas de sumo da lima. Agite o recipiente para que todos os bagos apanhem um pouco da raspa e de sumo. Coloque no frigorífico até ao momento de levar para a mesa.

No momento de servir deite numa taça e leve à mesa. Cada um vai tirando os bagos de uva e verá que não param até terminarem de comer as uvas todas. Mas, para os mais gulosos, sugerimos que acompanhe com a doce mousse de lima.

Mousse de Lima

Sirva as uvas conjuntamente com a nossa mousse de lima, rápida de fazer e muito saborosa.

Precisa de:

  • 2 iogurtes gregos
  • 1 lata de leite condensado light
  • Sumo de 2 ou 3 limas e a raspa da casca de 1.

Bata muito bem os iogurtes com o leite condensado e junte o sumo das limas. Sugerimos 2 a 3 limas mas a quantidade de sumo é a seu gosto. Misturar bem, deitar o preparado numa taça e colocar a raspa de lima por cima e vai ao frigorífico. Sirva bem fresca é deliciosa.

Geleia de Uvas Pretas

Com estes mesmos ingredientes uvas e lima, a que acresce um pouco de açúcar e um pau de canela, pode fazer uma excelente geleia que poderá utilizar para colocar sobre gelados, iogurtes etc.

Para isso basta colocar num tacho os ingredientes e deixar ferver durante cerca de 45 minutos. Depois coe as sementes e cascas de uva num passador. Esprema bem para aproveitar todo o suco, leve novamente ao lume até ficar um molho bem espesso.  Para ver se está pronto deite uma colher de molho num prato e com a colher  passe pelo meio do molho, se as partes não se unirem logo (faz estrada) significa que está pronto. Deixe arrefecer e coloque em frascos no frigorífico. Tenha atenção, pois não utilizando muito açúcar, não deixando apurar em demasia e dado que não se utilizam conservantes, deve consumir num prazo razoável para que não se estrague.

Sabia que:

  • Cada variação de uva tem propriedades específicas. De um modo geral, as uvas são ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca com maior nível de resveratrol, um poderoso antioxidante que tem benefícios para a saúde.
  • A Lima possui um alto teor de vitamina C e de sais minerais. A casca da Lima é muito aromática para utilizar como tempero nos seus cozinhados ou num chá.

 

uvas

Um comentário em “Uvas pretas com lima, as nossas sugestões

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d