A marca Obistyle de Paula Marques, é de peças de roupa únicas inspiradas nos trajes medievais. Paula Marques deixa-nos o desafio de nos trajarmos a rigor e deixarmos que o sonho nos leve a assumir personagens de outros tempos, personagens de guerreiros, de vikings e de princesas. Diz-nos com graça:
“Aprecio esse tipo de trajes, se calhar fui guerreira noutras vida.”
Ninguém gosta de tristeza – Inspire-se nesta experiência de vida de Paula Marques, visite a sua loja, escolha o seu traje da Obistyle, vista-se a rigor e vá “aos encontrões atrás da alegria” Carnaval, de Álvaro de Campos.
Paula Marques, fale-nos um pouco de si e como surge o gosto pelo trabalho de figurino de roupas sobre a idade média?
Eu sempre gostei muito de brincar ao carnaval, quando surge o mercado medieval em Óbidos achei que tinha a oportunidade de poder brincar ao carnaval duas vezes ano, faço voluntariado nesse mercado desde a 1ª edição, a maioria dos participantes inclusive eu queriam roupas de realeza e burguesia, com o passar do tempo comecei a achar alguma piada ao povo e alguma caracterização que ajudava nas personagens, achei também que faltava um bocadinho de Guerreiros (princesa Xena) e vikings com a ajuda de uma amiga surge o nosso primeiro fato de princesa Xena inspirado no que ela usava. E assim começou, desde então aprecio mais esse tipo de trajes (se calhar fui guerreira noutras vida Hahahahaha).
Quando percebeu que queria enveredar pela criação de coleções de roupa?
Não sou e nem quero ser designer de moda, apenas comecei a construir algumas peças para mim e para amigos e sinto-me bem assim a “fazer coisas”, o meu objetivo não é criar coleções, mas sim ir fazendo peças diferentes de vez em quando e ir acrescentando ao que já fiz. Vou fazendo pesquisas e aproveito sempre essa base para criar peças novas, não lanço coleções, mas sim peças diferentes de quando em vez.
Do gosto pelo trabalho de figurino de roupas sobre a idade média, à criação da marca, a Obistyle, como surgiu a ideia e a concretiza? Quando decide lançar a marca?
O facto de confecionar peças fez-me pensar, porque não criar uma marca com coisas minhas e mostrar o que tenho aos outros e, por coincidência, estávamos em abril. Óbidos ia ter o Mercado medieval em julho e achei que fazia sentido.
O que sentiu quando finalmente deu nome ao seu sonho e um projeto incrível – a Obistyle – nasceu?
Não é fácil descrever, essas coisas sentem-se, naturalmente muita alegria, sentia que as pessoas todas que envolvi estavam comigo de coração e estavam também muito empenhadas pois gostavam do que viam. Tive apoios únicos na criação da Marca, na ajuda do logo… pessoas que acreditavam.
Paula Marques, como define as suas peças de roupa?
Únicas e diferentes
Como se inspira para criar as peças de roupa? Segue os modelos tradicionalmente usados pela nobreza na idade média? ou esses modelos servem apenas como inspiração e produz as suas peças de modo original?
Faço pesquisas, dai sai a ideia base, depois ponho o meu gosto pessoal tentando sempre seguir uma linha do que se usava nessa altura. Para tornar as peças mais acessíveis, uso muito as napas, peles sintéticas, mas também uso cabedal e alguns tecidos mais rústicos (pano crú e linho).
Qual é o seu mercado? Associações, particulares, teatros …, quem procura este tipo de roupa e onde se podem adquirir as suas peças?
O meu mercado é para privados, mas gostaria de ter outros. Neste momento em Óbidos, tenho uma loja onde coloco as minhas peças e utilizo também o facebook. Irei ter um site, aguardo a publicação da minha página a qualquer momento.
Qual a área onde gosta mais de atuar ou qual o trabalho que mais a completa como mulher e criadora?
Adoro crianças
Fazendo jus ao encanto especial que sente pelas crianças, Paula Marques tem realizado passagens de modelos especialmente dedicados às crianças.
Como vê o futuro da marca, a Obistyle?
O futuro da Marca tem que ser paciente, pois está direcionada para um nicho de mercado, é preciso ser persistente e esperar pelo crescimento, essencialmente porque não tenho um ponto de venda como gostaria. No futuro quero ter um espaço onde possa ter tudo exposto e as pessoas me possam ver trabalhar ao vivo.
Página do facebook de Obistyle
“CARNAVAL
A vida é uma tremenda bebedeira.
Eu nunca tiro dela outra impressão.
Passo nas ruas, tenho a sensação
De um carnaval cheio de cor e poeira…
A cada hora tenho a dolorosa
Sensação, agradável todavia,
De ir aos encontrões atrás da alegria
Duma plebe farsante e copiosa…”
…………….
CARNAVAL, de Álvaro de campos.