.
Rute Violante tem em si um mundo de criatividade, de paixão pela vida vivida em pleno, pela beleza e por tudo o que implica esta forma de sentir e estar no mundo.
Rute Violante, exalta a vida pois é ela que diz que, no dia do seu nascimento, houve uma grande festa, até porque, nesse dia, se celebra o São Martinho. É com este sentimento de alegria, que parte numa caminhada pela natureza para fotografar árvores únicas e magníficas. Rute Violante quer dar o seu contributo inspirando e motivando as pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente.
Nesta conversa informal, Rute fala-nos do seu caminho na vida e da forma como concretiza as suas “vocações”.
Sempre tive várias vocações, havia sempre mais para ser e conhecer e a vida foi-me fazendo seguir caminho para profissões cada vez mais próximas de quem sou na essência. Houve um tempo em que era mais comum ser-se ou fazer-se muita coisa diferente, basta pensarmos nos grandes pensadores que eram astrónomos, pintores, matemáticos, físicos, etc… Acho que as áreas nas quais trabalho se complementam umas às outras e que estão todas interligadas.
Trabalhei 7 anos como produtora de televisão, 3 anos como produtora de eventos e realizadora de sonhos, trabalho há 12 como fotógrafa profissional, facilito retiros desde 2013 e realizo sessões de coaching há 2 anos e de hipnoterapia há 18 meses. Creio que faço uso de todas estas “vocações” sempre que estou a exercer uma delas. E porque não?
Rute Violante é amante da natureza e apaixonada pelas árvores. Porquê em específico as árvores?
Não sei… na verdade, não sei!
As árvores “pedem-me” silêncio interno e externo. 🙂
.
Desta paixão pelas árvores nasce o projeto, “Magnificent Trees” – fotografar árvores monumentais um pouco por todo o lado.
Às vezes dizia aos meus pais na brincadeira que ainda ia viajar pelo mundo a fotografar árvores. Dessa brincadeira, nasceu este projeto sério.
Como fui produtora de televisão e era organizada de forma obsessiva, desta vez decidi fazer ao contrário. Não reservámos dormidas e não planeámos a viagem de forma definitiva. O percurso ficou em aberto até ao último dia.
Regulámo-nos por uma lista de 10 árvores que eu gostava de fotografar, mas daí desviámo-nos para outras quantas assinaladas numa base de dados que dois desconhecidos nos cederam (com coordenadas geográficas) e fomos indo ao sabor da vontade.
Queríamos fazer uma roadtrip pouco planeada para sermos surpreendidos pelo inesperado.
A tarefa de recolha de informação para a identificação das espécies, suas caraterísticas e localização, foi facilitada uma vez que o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, tem uma base de dados online muito completa com todas essas informações.
Para viver a paixão pelo que faz e o desejo de ser surpreendida pela natureza, Rute utiliza os seus próprios recursos, incluindo os financeiros.
O designer com quem trabalho há anos ofereceu-me o logotipo e uma ilustração para anunciar que íamos para a estrada. Considero-o o 1º patrocinador oficial do projeto. A última dormida foi oferecida pelos donos da Quinta “Retiro do Tempo”, em Oliveira do Hospital, nossos conhecidos de longa data… De resto, gastámos as nossas férias e o nosso dinheiro.
Uma equipa que se complementa na vontade e paixão pela natureza.
Para já tenho na equipa o meu amigo Cristiano Justino, astrofotógrafo, com quem estou a trabalhar em parceria.
.
O primeiro passo de um caminho pela natureza.
Pretendemos fazer inúmeros percursos dentro do nosso País e fora dele. Esta viagem foi o primeiro passo.
Para já, estou a divulgar os resultados desta primeira roadtrip, na página de facebook, no instagram e no nosso site www.magnificenttrees.com.
.
Um projeto artístico com preocupações ambientais. Rute e Cristiano, abraçam-no como uma missão, como um contributo para a conservação da natureza e uma chamada de atenção para os problemas da sustentabilidade ambiental.
É um projeto de intervenção e de guerrilha.
.
Estas viagens são uma forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação das árvores, das florestas e do planeta.
Site: www.magnificenttrees.com
Site de Rute Violante
A foto de Rute Violante apresentada na capa desta entrevista é de autoria de Filipe Moleiro.
Leia aqui a entrevista a Cristiano Justino
2 comentários em “À conversa com Rute Violante – O projeto “Magnificent Trees””