Reportagem da exposição “Energia do Sol” de Marcia Dias
Está a decorrer até 14 de julho – de terça a domingo entre as 15h e as 19h, no Forte de São Bruno, em Caxias, uma exposição sob o tema “Energia do Sol” da artista plástica Marcia Dias.
A inauguração teve lugar no passado dia 24 de junho, dia do seu aniversário.
Evento assinalável no qual marcamos presença. Houve música e ilustres convidados, poesia declamada pelo escritor Kissamá, palavras de reconhecimento, de amizade e de agradecimento e a uma só voz cantaram-se os parabéns. À entrada do espaço da exposição, uma tela em branco, foi a base de um original Livro de Honra, onde os convidados deixaram o seu traço e a assinatura.
A sua alegria, boa disposição, energia e sorriso contagiante acompanharam-nos no decurso de uma visita guiada pela própria artista, até às salas onde as suas pinturas estavam expostas.
“A pintura para a Marcia tem de transmitir liberdade de criar.
Gosta de pintar a natureza, poesias e emoções.”
A arte é um poderoso meio de comunicação e, cada vez mais, as mulheres ocupam um lugar de destaque no mundo das artes. Assim é com Marcia Dias!
O colorido das telas revela as raízes africanas da artista, uma alma luminosa e quente, e a sua peculiar forma de ver o mundo. Cores fortes que nos agradaram e nos fizeram sentir em Marcia a energia do sol, não abrasador, antes aquele que se sente na pele como uma carícia quente. O ambiente que envolvia todo um espaço magnífico é digno de uma exposição de excelência.
Inspire-se nas imagens que aqui publicamos e não perca a oportunidade de visitar a exposição.
O olhar dos rostos que tudo vêm, as figuras femininas e o sol que ilumina e dá a cor intensa às obras aqui apresentadas, da coleção “Energia do Sol”.
A vida selvagem nas paisagens africanas
Tendo presente o tema da exposição “Energia do Sol” de Marcia Dias, atrevemo-nos a expor os versos do poema “Retrato de uma dama” de Padre Eusébio de Matos.
“Sei que vos dera o sol o seu tesouro,
Pelo negro gentil desse cabelo,
Tão belo que em ser negro foi desdouro
Do sol, que por ser de ouro foi tão belo
Bela sois, e sois rica sem ter ouro,
Sem ouro haveis ao Sol de convence-lo,
Que se o Sol por ter ouro é celebrado,
Sem ter ouro esse negro é adorado.”
Muito mais terá para apreciar nesta fantástica exposição, nós terminamos com as flores, os quatro sois e uma citação de Marcia Dias bem demonstrativa da artista que ela é.
“Somente pela arte podemos sair de nós mesmos. Graças à arte, vemos o mundo, o nosso …
E quanto mais artistas existirem tantos outros mundos teremos à nossa disposição. MDias”
Página do Facebook de Márcia Dias