Aqui e Ali a natureza anuncia a primavera – Vila Nova Foz Côa

Durante este mês de março, assistimos à renovação da natureza que anuncia a chegada da primavera!

Apreciamos o nosso país e sentimos que fazemos parte de um povo com uma cultura da qual nos orgulhamos. Vamos dar a conhecer as nossas experiências e incentivar os nossos leitores a comprovarem estas características únicas, desta vez por Vila Nova de Foz Côa.

Neste artigo, falamos de um espetáculo em cor branca e rosa, com que a natureza nos brinda, as amendoeiras em flor!

Este espetáculo tão passageiro, pode ser apreciado em várias regiões do país, mas vamos focar-nos numa região onde a paisagem se impõe perante nós e nos faz sentir que, de facto, somos pequenos. As amendoeiras em flor, na região do Alto-Douro que, por si só, já nos surpreende em beleza ao longo dos vales do rio Douro e do rio Côa. Na região do Douro, existem múltiplos locais a visitar que se cobrem de cores diferentes de acordo com as estações do ano.

Vamos situar-nos no concelho de Vila Nova de Foz Côa, aconselhamos que não perca este espetáculo, programe já um fim de semana prolongado para que tenha tempo de se libertar do stress diário, para se deliciar com a natureza, com a gastronomia rica e saborosa da região e visitar locais onde a presença humana desde tempos muito remotos, se encontra documentada em gravuras rupestres.

A partir do Porto, escolha um dos vários percursos alternativos para chegar a Vila Nova de Foz Côa. Ao logo do caminho que escolher, aprecie a natureza e encante-se pelo património edificado existente desde castros, igrejas, capelas, solares, pontes romanas e outros. Encante-se pelo Pocinho, por Penedono e outras aldeias históricas como Castelo Rodrigo envolta de muralhas e flores de amendoeiras.  Para dar resposta à procura turística nesta época, são organizadas feiras e romarias onde pode observar e adquirir produtos artesanais numa variedade muito grande, como mantas, meias e gorros feitos de lã, uma variedade de enchidos, queijos e outros objetos e produtos da região. Não perca uma visita ao Museu do Côa onde para além de poder apreciar factos da história que mostram a presença e evolução do homem, pode também, apreciar a natureza que se expõe perante nós, a partir das janelas e terraço do museu.

Com o espírito em paz e em harmonia com a natureza, sinta o conforto de uma boa refeição confecionada com produtos da região, desde o pão centeio com azeitonas, peixes do rio fritos, até aos pratos de caça, acompanhando com um bom vinho do Douro, num dos vários restaurantes da região que, na sua maioria, são panorâmicos permitindo que continue a deliciar-se com a paisagem.

Conheça a lenda associada às Amendoeiras em Flor – “O que a princesa tem é saudade da neve!”

Se quiser inspirar-se na companhia de um bom vinho, veja aqui as sugestões no artigo Essência do Vinho, relaxe e divirta-se!

Para melhor programar a sua visita fique a conhecer mais no site da Câmara Municipal

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d