“Arte e Mar” é uma exposição imperdível a visitar no Museu da Marinha em Belém, Lisboa, até ao dia 19 de outubro. Enquadrada num conjunto de exposições temporárias do museu, é uma exposição coletiva de obras de aristas plásticos contemporâneos sob o tema “Arte e Mar”, promovida pela Iniciativa ARTIMAR da Future Ocean Alliance.
Queremos valorizar a arte e enaltecer os artistas e, também por isso, partilhamos uma breve reportagem da nossa visita à exposição.
Um obrigada a todos os que, com a sua arte, contribuem para enriquecer a cultura mostrando-nos abordagens tão diferentes do que nos rodeia. Um obrigado muito especial aqueles que já são nossos conhecidos e amigos, no final deste artigo pode consultar as suas entrevistas.
O Museu da Marinha, a exposição “Arte e Mar” e os artistas
As obras expostas enquadram-se no espaço e tema do museu
Apresentamos uma visão muito geral sobre a exposição, os artistas e algumas imagens de obras expostas, deixando o desafio para que vá, que tenha uma excelente experiência com a visita e, quem sabe, se encante por alguma das obras expostas.
São vários os artistas participantes na exposição “Arte e Mar”, cujos comissários da exposição coletiva são: Santiago Belacqua um artista reconhecido pelo seu talento e pelas suas obras que transmitem uma mensagem de fé como um olhar contemporâneo da arte sacra e Francisco Fernandes (Xicofran) considerado e conhecido no mundo artístico como o “Pintor do Jazz”.
Nuno Confraria cujas obras, maioritariamente em pastel seco, se enquadram entre o figurativo e o cubismo, primam pela riqueza do pormenor, pelas formas e cores que traduzem uma harmonia em todo o conjunto das suas obras.
Carlos Saramago, pintor surrealista cujas obras pictóricas nos espantam pela capacidade imaginativa do autor na representação da sua forma de transmitir mensagens e/ou sentimentos.
Bogdan Dide, com um estilo muito próprio, adaptada à sua interpretação e técnica, cria obras surpreendentes.
Bruno Loureiro, surpreende com a obra exposta usando materiais inusitados como pregos e parafusos.
Dinis Ribeiro, apresenta uma original escultura em ferro com o título Mar Sapiens.
Fernando Russo, apresenta uma bela escultura, uma peça figurativa com o título Resistência.
Carlos Farinha, na obra exposta “segunda Vaga” vemos refletida toda a grandeza e poder do mar.
José Faria, um artista multifacetado que cria obras de escultura, pintura, cerâmica (azulejaria) e vitral, participa nesta exposição com a obra “Por mares nunca antes navegados”.
José Miranda, nas obras expostas vemos a sua sensibilidade artística influenciada pelo local onde nasceu, na Foz do Douro, como a “Praia da Sardinha de Matosinhos” e “Allegro”.
José Pedro Santos, na obra “A passagem de Bartolomeu Dias pelo Cabo das Tormentas” apreciamos o tributo do artista ao importante feito dos marinheiros em particular de Bartolomeu Dias.
Teresa Antunes, com a obra “No Mar” podemos perceber o seu fascínio pelo mar e criaturas marinhas.
Teresa Lopes, usando aguarela, encanta-nos com a faina das varinas.
Conheça melhor alguns dos artistas pelas suas entrevistas publicadas no blog Hucilluc
Um comentário em ““Arte e Mar” uma exposição a não perder no Museu da Marinha”