Bolinhas de frutos secos

Uma delícia de frutos secos, mel e sementes.

O inverno está aí, os dias frios requerem uma alimentação mais cuidada para repor a energia do organismo. A vida agitada dos dias de hoje, com múltiplos compromissos que tomam o nosso tempo, requerem receitas simples, saborosas e saudáveis. O mel, os frutos secos e as sementes são alimentos muito ricos do ponto de vista nutricional. Quando comprar frutos secos opte sempre pelos mais naturais sem adição de sal ou açúcar.  Para resistir ao frio de forma deliciosa e saudável vamos ensinar a fazer umas bolinhas energéticas de frutos secos.

Bolinhas de frutos secos, mel e sementes
A receita

Ingredientes:  A quantidade e o tipo de ingredientes podem variar de acordo com o seu gosto e os frutos secos que tiver disponível em casa.

Para fazer a base precisa de:

6 a 8 tâmaras cortadas em pedaços,

1 colher de sopa de sementes de chia,

1 colher de sopa de flocos finos de aveia.

1 chávena de chá de água

Gostando, pode juntar ameixas secas cortadas aos pedaços, passas de uva ou arandos secos, um pouco de raspa de limão, canela e uma colher de sopa de mel.

Para finalizar as bolinhas utilize uma variedade de frutos secos como: nozes, amêndoas, sementes de girassol, e outros frutos ou sementes que tiver em casa, previamente triturados muito grosseiramente na picadora.

Como fazer

Numa caçarola coloque as tâmaras, as ameixas cortadas, as passas de uva ou arandos, cubra com água, polvilhe com um pouco de raspa de limão e leve ao lume a ferver, cerca de 8 minutos, até que o preparado esteja pastoso. Junte a chia e os flocos de aveia, mexa bem para envolver todo o preparado e a chia ajudar a dar consistência. Gostando, polvilhe com um pouco de canela e uma colher de sopa de mel. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco, durante cerca de 10 minutos.

Quando o preparado estiver apenas morno, misture os frutos secos triturados.

Com ajuda de uma colher faça pequenas bolas que coloca num tabuleiro forrado de papel vegetal e leve ao forno quente (temperatura média) 15 a 20 minutos para ajudar a secar as bolinhas.

Pode fazer bastantes pois são deliciosas, todos vão gostar, mas se não as comer todas no dia pode guardar no frigorífico pois conservam-se durante bastante tempo.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d