Há sempre a acontecer Aqui e Ali um Festival!

Um Festival Gastronómico

E não é que é verdade! Há festivais, mas não só de música, neste caso fomos a um gastronómico – o Festival da Sapateira, onde esta é soberana rainha … ahahah …

A equipa hucilluc meteu pés a caminho dentro de uma viatura de 4 rodas, partimos de Lisboa em direção à A8 e algures no percurso saímos para A-dos-Cunhados. Cerca de 60 km percorridos e a menos de 1 hora de Lisboa chegamos ao nosso destino – Santa Cruz, dia excelente com um sol radioso e temperatura alta!

O Navio

Falada por não ter o melhor clima do mundo, por nem sempre o sol brilhar com o denso manto de nevoeiro a cobrir esta estância balnear, mas ainda assim de rara beleza – é um dos paraísos à beira mar plantado. É exatamente em Santa Cruz, que desde 7 de setembro está a decorrer o Festival da Sapateira cujo término é já no próximo dia 7 de outubro. São vários os restaurantes que aderiram mas o eleito por nós foi o “Navio”, que é o único a prolongar este festival até ao dia 14 de outubro e se situa na Praia do Navio.

Chegados ao local, e apesar de não ter mesa reservada, com alguma sorte conseguimos lugar numa das salas, com vista privilegiada para a praia, com um sol radioso a incidir na areia e no mar. Tudo indicava que iríamos gozar de um almoço aprazível, não fora o calor que se fazia sentir na sala, único reparo a apontar.

De resto tudo correu maravilhosamente, sapateira boa, cerveja bem fresquinha, casquinha deliciosa, pão torrado na mesa, atendidas por um empregado – o Mauro, rapaz simpático, que se apresentou de imediato à nossa chegada com um sorriso e nos questionou o que queríamos almoçar. Retorquímos, venham de lá essas sapateiras, que é para isso que aqui estamos, nós e não só, a calcular pelo barulho do martelar que se fazia ouvir em todo o restaurante. Como é óbvio não vamos dizer quantas comemos, esse é um segredo nosso.

No final, pedimos para tirar umas fotos e como tínhamos curiosidade em saber a história deste festival, aqui fica o que nos contaram.

Este festival gastronómico já vai na 22ª edição, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e organizado por seis restaurantes aderentes, das praias de Santa Cruz (Hotel Santa Cruz, La Fontana, O Navio, O Polvo, O Promar e o Santa.Come).

Esta espécie de crustáceo é conhecida por estar cheia de ovas nesta altura do ano. Por isso esta iniciativa se realizar nesta época. O preço da sapateira é fixo – 18,50€/pessoa (não inclui bebidas nem pão) e pode repetir as vezes que quiser, quantas desejar ou o seu estômago permitir. Pode ir para almoçar e ficar até ao jantar, só não pode é sair do restaurante, senão a refeição é dada como terminada.

Aqui fica o registo fotográfico e apressem-se está quase a acabar, depois só para o ano para se deliciarem com 1, 2, 3, 4, … … sapateiras bem gostosas.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d