“Hope” uma obra de Márcia Dias – A espalhar esperança em tempo de pandemia.

“Hope” – uma obra que corre o mundo pois, conforme nos diz a autora Márcia Dias:

“uma obra só vive quando é aceite”

 

Em tempo de pandemia muitos de nós tivemos de ficar em casa em teletrabalho, a tomar conta dos filhos, enfim a cumprir o distanciamento social, mas sem deixar de lado os sonhos, a esperança na humanidade e a vontade de participar na promoção da cultura. Foi assim, que surgiu a oportunidade de partilhar uma obra e o talento de uma artista plástica cujo nome se impõe na área da arte da pintura.

Já não é a primeira vez que falamos aqui, neste espaço do blog Hucilluc, da artista plástica/pintora angolana Márcia Dias. É, sem dúvida, um prazer enorme ter uma pessoa tão reconhecida internacionalmente, a interagir connosco e com os nossos leitores. As suas obras, muitas premiadas, têm estado patentes em várias exposições internacionais, em representação do seu país, Angola.

A atribuição de prémios é o corolário da excelência do seu trabalho artístico. Ganhou, em representação do seu país, Angola, o primeiro prémio, medalha de ouro, no Word Trade Center – Dubai. Foi também distinguida com o Pincel de Ouro e Diploma de Participação Brilhante, no Louvre, e entre nós, na II Bienal de Artes de Leiria conquistou, de entre um lote de cerca de 100 artistas, um honroso 2.º lugar.

.
Hoje vamos falar sobre uma obra criada em tempo de confinamento, a obra que a artista Márcia Dias intitulou de “HOPE”.

Márcia Dias fala-nos do desafio lançado pelo Adido Cultural da embaixada de Angola. Um desafio feito a vários artistas no sentido de se expressarem, através da pintura, sobre o que sentiam e como viviam este momento tão inesperado e difícil.

Márcia Dias, uma mulher forte, com as emoções à flor da pele e em cujos olhos brilha a luz da esperança, movida pela vontade e liberdade de criar, deu asas à sua imaginação e aceitou o convite.

“Gosto de pintar emoções e sentimentos”

 

Hope
Hope , uma obra da artista plástica/pintora Márcia Dias

Assim nasceu a obra “Hope”, uma pintura regada pelo silêncio e pela solidão em tempo de confinamento!

 

A esperança na obra de Márcia Dias

Olhamos “Hope”, e vemos um rosto dividido entre dois sentimentos, a tristeza por um mundo abalado pela impotência humana face à morte inusitada, por atitudes de falta de humanidade e de falta de respeito pela natureza e tudo o que nos rodeia, e a esperança que vive no coração dos que, apesar de tudo, acreditam no poder da atitude e na força da união.

Tal como a artista Márcia Dias, nos mostra nesta obra, também nós queremos um mundo protegido por um manto azul, queremos que a esperança viva no olhar e leve o mundo num caminho mais humano e mais bonito.

Esta obra, um óleo sobre tela, foi oficialmente apresentada na exposição na embaixada de Angola realizada em 17 de junho de 2020.

Citando a própria artista “uma obra só vive quando é aceite”, Hope vai correr o Mundo.

Tem já marcada a primeira paragem em Paris no museu do Louvre. Foi também apresentada na Seventh Exhibition Virtual / Art Show – 7ª Edition. Artcom Expo Internacional na Noruega. Dubai e Barcelona tem as portas abertas para a receber.

Muitos parabéns Márcia!

 

Márcia Dias e a vontade de promover a cultura

Para além da criação de arte, Márcia Dias no dia do seu aniversário ainda teve tempo para dar uma entrevista no programa “Bem Vindos” da RTP África. Veja Aqui a sua entrevista.

 

 

Saiba mais sobre a artista Márcia Dias 

A exposição “Energia do Sol” de Marcia Dias

Marcia Dias presente numa exposição internacional no Dubai

Página do Facebook de Marcia Dias

Um comentário em ““Hope” uma obra de Márcia Dias – A espalhar esperança em tempo de pandemia.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d