Lançamento da Art’Oeste Internacional – 3.ª Bienal 2019

Aconteceu no Museu Municipal do Bombarral.

Só mesmo a Olívia Costa e a Anunciação Gomes, duas pessoas apaixonadas por aquilo que fazem, para nos presentearem com este convite e esta Bienal …

No dia 1 de dezembro de 2018, no Museu Municipal do Bombarral, aconteceu o evento de lançamento da Art’Oeste Internacional – 3.ª Bienal 2019.

Uma ideia genial! É com orgulho que aceitamos colaborar, como parceiros media, neste projeto. Visa criar sinergias positivas entre arte e turismo, dar relevo à cultura, à arte e aos artistas participantes.

Uma bienal que trata a arte como fator de atração turística.

Acreditamos que criar um circuito itinerante de artes plásticas é uma mais-valia para o Turismo (interno e externo). É uma “Rota de Arte” que trata a arte também como fator de atração turística. É, claramente, um produto adicional a quem gosta de se entrosar com a comunidade local.

Na realidade constitui um dos fatores, entre muitos outros (golfe, praias, vinhos, gastronomia, património arquitetónico, histórico…), que contribui para a escolha de Portugal como destino turístico de eleição. E, evidentemente, para a satisfação dos turistas quando avaliam o seu ou o nosso país como destino de cultura e lazer.

Para fomentar o desenvolvimento e a promoção de turismo na Região Oeste, é essencial reinventar, diversificar, ir além do sol e praia. Esta Bienal revela a importância da cultura, em geral, e da arte, em particular – “A arte e o turismo uniram-se construindo assim uma ferramenta única de marketing turístico”.

Lançamento da Bienal Art’Oeste Internacional.

“A Bienal Art’Oeste Internacional consiste na realização de um circuito de exposições de artes plásticas associados a itinerários turísticos com o objetivo de divulgar as obras, os artistas que nela participam e os Municípios onde decorrem”

Marcámos presença no evento!

Claro que tivemos de nos preparar previamente para ir ao evento. É mesmo assim. Requer trabalho publicar num blogue! Mas quem corre por gosto não cansa! O nosso destino era Bombarral ou melhor o Museu Municipal. Ainda tivemos oportunidade de trocar algumas palavras amigáveis com alguns amigos e conhecer outros artistas antes do acontecimento.

Junto com os artistas, tivemos o prazer de assistir à cerimónia presidida por Olívia da Costa, Presidente da Marca Costa Verde e Prata e por Anunciação Gomes, Presidente da Cultartis. Como convidados de honra, marcaram presença o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal do Bombarral Nuno Alexandre Vicente, em representação do Sr. Presidente e a Dr.ª Ilda Cruz da delegação Oeste do Turismo do Centro.

Foi com satisfação que ouvimos a intervenção do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal do Bombarral pelo empenho demonstrado no apoio a esta iniciativa. Um excelente exemplo! Assim haja outros municípios que acarinhem arte e os artistas, para desta forma, promover a arte e a cultura pelas várias regiões do país.

Para nós, que apoiamos a candidatura a “Selo e Postal da República Portuguesa”, um dos pontos altos, foi o anúncio da sua aceitação pelos CTT. De acordo com a programação apresentada, durante o mês de maio de 2019, será colocado em circulação o postal composto pelas obras: “Opulência” de Nuno Confraria e “Surfinho” de Jorge Rebelo. Será ainda, lançada uma edição numerada e assinada destinada a coleccionadores.

 

Cocktail Convívio.

Terminada a apresentação da Bienal Art’Oest, em animado convívio, durante um pequeno Cocktail, tivemos oportunidade de conversar com todos os participantes.

Foi com imenso prazer que revimos artistas já nossos conhecidos. Sobre esses artistas temos vindo a partilhar com os nossos leitores, as suas histórias e as suas obras.

Decorrente deste convívio, conhecemos outros artistas sobre quem iremos falar e divulgar as suas obras ao longo do ano.

Um Natal e Peras” no Bombarral.
A Pera-Rocha em “Um Natal e Peras”

 

No final do evento aproveitamos para passear na Praça do Município.

Conforme é a tradição, nas cidades e outras localidades do país, os enfeites e a iluminação de rua surpreendem e brilham, lembrando que estamos na época natalícia.

Também aqui, pelas 18h, aconteceu o lançamento das celebrações natalícias com a inauguração da árvore e iluminação de Natal, sob o tema “Um Natal e Peras” no Bombarral.

Apreciamos a escolha do tema pois a Pera-Rocha da região Oeste, natural, cozida, em compota ou bêbeda é uma delícia!

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d