Panquecas de Aveia, Banana e Geleia de Uvas

Um excelente pequeno-almoço!

Para um pequeno almoço de domingo ou para uma sobremesa que finaliza uma refeição mais ligeira, sugerimos a nossa receita de panquecas de aveia com banana e geleia de uva.

Para a quantidade de panquecas que vê na fotografia usámos as seguintes quantidades:

Ingredientes:

  • 1 chávena de chá de farinha de aveia. Se não tiver farinha de aveia use flocos que serão depois triturados conforme indicamos mais a baixo
  • 1 banana bem madura. ½ para a massa e a restante para cortar em rodelas e colocar no topo das panquecas
  • 2 colheres (sopa) de leite vegetal, pode ser de aveia, de amêndoa, de arroz
  • 1 chávena de chá de água
  • 1 ovo (inteiro)
  • Geleia de uvas (receita da Geleia de Uva)
  • Iogurte grego
  • Frutos vermelhos, que pode ter sempre em casa, comprando-os na época e guardando no congelador.
  • canela e mel a gosto

Preparação:

Numa tigela estreita e alta, misture a farinha ou flocos de aveia, com o leite, o ovo, meia banana cortada aos pedaços, e a água. Com a varinha mágica triture tudo muito bem. Se a massa estiver muito espessa junte mais um pouco de água. A massa deve ficar bem leve de modo que caia e se espalhe facilmente.

Barre uma frigideira pequena e anti-aderente, com uma gordura saudável que pode ser azeite ou alguma manteiga/óleo vegetal. Deixe aquecer bem e adicione uma concha de massa agitando a frigideira para que se espalhe bem. Vire com a ajuda de uma espátula para cozinhar dos 2 lados. Depois de corada, coloque num prato de servir e barre com um pouco da geleia de uva. Vá repetindo todo o processo adicionando um pouco de gordura entre cada panqueca.

Finalização:

No prato, as panquecas vão ficando sobrepostas e barradas com o doce de uva. No final, depois de arrefecerem e antes de levar à mesa, cubra com um iogurte grego, decore com os frutos vermelhos e a restante banana às rodelas.  De acordo com o seu gosto, pode polvilhar com canela e deixar cair um fio de mel que lhe dará um tom mais brilhante.

O que usar “Farinha de aveia” ou “Flocos de aveia”?

A escolha é sua, conheça as características de cada um dos produtos:

Flocos de Aveia: os grãos inteiros da aveia são prensados, por isso, conserva todos os nutrientes e fibras do grão. Mais ou menos finos, têm as mesmas propriedades nutricionais, por isso escolha o tamanho dos flocos de acordo com o uso culinário que pretende fazer.

Farinha de aveia: é obtida da parte mais interna do grão e por isso contém menos fibras do que os flocos, mas contém grande quantidade de nutrientes e é mais versátil para utilização em diversas receitas de doces ou de salgados.

Um comentário em “Panquecas de Aveia, Banana e Geleia de Uvas

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d