Pelo Alentejo! Em Entradas, o Carnaval e o festival acontecem.

Vem aí uma época festiva, o Carnaval!

Terminado o mês de janeiro, os dias começam a ser maiores, a natureza desponta em cor e em flor preparando-se para a renovação que a primavera nos traz.

Aproveite o fim de semana e saia de casa, atreva-se a quebrar a rotina, solte a fantasia que há em si, viva uma festa temática alusiva ao Carnaval que procura manter vivas as tradições da região Alentejana.

No Alentejo a vista se perde nas calmas planícies que, nesta altura, ganham uma cor verde. É uma região rica nas tradições que ao longo do tempo se enraizaram e ganharam projeção, criando uma cultura muito própria da qual se destaca o Cante.

O evento a que nos referimos é o Entrudanças 2018, um festival onde durante três dias os bailes, concertos, cante alentejano, passeios e oficinas lhe vão dar muita animação para si e toda a família. O festival é organizado pela Associação Pedexumbo, Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas. A localização escolhida para a realização do festival tem como principal desígnio prestar homenagem à cultura alentejana onde o Cante desempenha um papel fundamental. Sobre este evento pode ver mais informação no seu site.

Na bem característica vila de Entradas, pode visitar o património religioso como a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e a capela de Nossa Senhora da Esperança, passear pelas ruas ladeadas de casas tradicionalmente pintadas com cal branca e de frisos amarelos ou azuis, conhecer melhor o património cultural e social visitando o Museu da Ruralidade e sentir o conforto de uma boa refeição alentejana.

 

Visitando o Museu da Ruralidade

Para conhecer um pouco melhor algumas tradições e utensílios utilizados nos trabalhos do campo nesta região, não deixe de visitar o Museu. Aqui descobre histórias de vidas, utensílios vários, alfaias agrícolas, e objetos de artesanato.

 

Deliciando-se sem pressas.

Experimentar algumas iguarias da rica gastronomia. Hoje, falamos-lhe no restaurante “O Celeiro”, que procura manter um ambiente acolhedor e dar algumas notas de adaptação dos pratos tradicionais a gostos mais atuais. O preço é razoável tendo em conta a qualidade da comida e o ambiente proporcionado pelo espaço e seus funcionários.

 

Saboreando um néctar Alentejano.

Não deixe de visitar a Herdade dos Grous, onde pode ficar instalado durante a sua visita à região e, de deslocar-se à loja da herdade para comprar vinhos, azeite, doces de fruta tradicionais, chás de ervas e outros produtos. Não perca a oportunidade de comprar umas garrafas do magnifico vinho aí produzido.

Aconselhamos que não guarde esse vinho para uma ocasião especial, lembramos-lhe que especiais são todos os momentos que nos é dado viver.

Quando finalizar o seu programa de fim de semana e chegar a casa, instale-se confortavelmente no seu espaço e em companhia de alguém que ame, abra uma garrafa, saboreie o néctar e brinde ao seu dia.

 

A importância da água.
Extracto retirado do folheto do programa do festival “Entrudanças 2018”

“…. E cantemos em voz alta as músicas que desde tempos imemoriais, passando de geração em geração, celebram a água e nos ligam de forma incontornável à sua importância.

Se fores ao Alentejo
Não bebas em Castro Verde
Que as fontes cheiram a rosas
E a água não mata a sede
Ó água que vais correndo
Mansamente vagarosa
Passa lá ao meu jardim
Rega-me lá uma rosa

 

Já chove, já está chovendo
Já correm os barranquinhos
Já os campos estão alegres
Já cantam os passarinhos
Eu aprendi a cantar
Lavrando em terra molhada
Lá na solidão dos campos
Pensando em ti minha amada
Ó água que vais correndo
Para os lados do bem que adoro
Se não levas água avondo
Leva lágrimas que eu choro
In Cancioneiro Tradicional”
 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d