O poder da Lúcia-Lima
Muito benéfica para a saúde, com elevadas propriedades não há como não constar do nosso cardápio e muito menos nas despensas lá de casa!
Aloysia citrodora, nome científico da planta medicinal vulgarmente conhecida por Lúcia-Lima, entre outros nomes, por exemplo no algarve é chamada bela-luísa, caracteriza-se por possuir um perfume a limão, por ser rica em óleos essenciais, por relaxar o sistema nervoso, aliviar as incómodas enxaquecas, combater os dores menstruais ou até mesmo infeções urinárias, ajudar a regular a falta de sono, a baixar a tensão arterial e ainda no tratamento da flatulência.
O Outono já chegou e os dias menos amenos são esperados, pelo que para aconchegar o estômago depois de uma refeição mais pesada ou para fazer frente a um dia mais fresco ou ainda a um chefe mal-humorado (… ahahah …) nada melhor que preparar um belo chá deste arbusto de folha caduca, com pequenas flores brancas, pinceladas de lilás aqui e ali, a fazer lembrar luzinhas.
Um rico chá!
Para fazer o chá deve utilizar as folhas e as flores secas de lúcia-lima.
Se quiser utilizar um bule do tipo da figura, deverá encher o copo com a lúcia-lima, adicionar água fervida e esperar cerca de 10 minutos. Depois é só saborear bebendo 2 a 3 chávenas por dia, de preferência sem adicionar açúcar.
Se preferir utilizar chávena então deve adicionar apenas uma colher de sopa de folhas ou flores secas em água fervida e esperar os mesmos 10 minutos
A bela-luísa tem várias aplicações na culinária. Pode ser utilizada em refrescos, saladas de frutas, e outras mais, basta colocar a arte da culinária ao serviço da saúde alimentar. Por exemplo na gelatina, gelados ou bolos e sobremesas, dê preferência ao uso de uma infusão desta planta em lugar da água. E ainda, atrevam-se e temperem saladas ou pratos de peixe, porque não?!
Sabia que
Esta aromática pode ser utilizada como repelente de insetos, mosquitos e ainda para afastar as traças dos seus armários e gavetas, conferindo um perfume bem agradável às suas roupas.
Um comentário em “Planta milagrosa Aloysia citrodora”