Solidariedade e apelo à Paz por José Henrique Prado, ceramista, que se junta a esta iniciativa com a peça: At the border , e uma série de esculturas intitulada Ins.tan.te.
Estas peças têm associadas mensagens, sempre atuais, sobre a tomada de consciência, da sociedade e principalmente de quem tem o poder de decisão, sobre a tragédia humana dos migrantes em todo o mundo e das consequências devastadoras que as guerras têm sobre os humanos e sobre o planeta.
At the border – Memória descritiva
“Esta peça tem um duplo sentido. Se por um lado representa as amarras de uma sociedade de informação que nos manipula a belo prazer de modo a fazer nossos os ideais com que pretendem manietar-nos, não é menos verdade que também foi inspirada na tragédia humana dos muitos migrantes em todo o mundo que se veem forçados a migrar em busca de quimeras de melhores dias.
Fantasia que os obriga a fugir dos seus lugares de (des)conforto, a guerra, a fome, a tirania e inúmeras formas de opressão.”
Ins.tan.te.– Memória descritiva
“Uma sequência de imagens de reportagens em vários pontos do planeta onde os conflitos armados são um “modo de vida” foram o mote para a concepção da série Ins.tan.te.
Estas esculturas são igualmente um grito de revolta contra o “dolce far niente” de quem detém o controlo sobre as armas.
Os trabalhos refletem os horrores da guerra. Mostram as consequências funestas que desertificam as urbes e despojam de vida e de esperança os seus habitantes.
Iniciadas em 2016, as esculturas apresentadas só foram terminadas em 2018.”
A arte desempenha um papel fundamental no contributo para uma sociedade mais culta, mais inclusiva e mais humana. Nos dias presentes em que assistimos a ações de guerra na Ucrânia com consequências tão devastadoras para a vida humana, Hucilluc, Aqui e Ali – Liga-nos ao que nos rodeia, promove uma iniciativa junto dos artistas para que a arte nas suas várias formas, seja um veículo transmissor de solidariedade e de apelo à PAZ. A paz tão desejada pelos que diretamente vivem a situação de guerra e por todos nós humanos que habitamos partilhando, por um período de tempo tão limitado, o mesmo e único planeta.
Conheça melhor a artista José Henrique Prado
Junte-se a este iniciativa de arte pela solidariedade e de apelo à PAZ.
Um comentário em “Solidariedade e apelo à Paz – José Henrique Prado”