"Superar o que de menor nos divide para afirmar o que de maior nos une"

Mensagens inspiradoras de Ano Novo e do Dia da Paz.

Neste início de ano de 2018, vamos partilhar ideias inspiradoras transmitidas nas mensagem de Ano Novo e do dia da Paz, que consideramos ímpares pelo significado inspirador que projetam.

Estamos a referi-nos às mensagens de duas figuras públicas incontornáveis, o Presidente da República Portuguesa e o Papa Francisco. Consideramos que, independentemente das nossas crenças religiosas e interesses políticos são dois indivíduos que, pela sua personalidade, experiências de vida e testemunhos dados, consideramos ímpares.

Escolhemos o Presidente da República Portuguesa porque somos portuguesas e consequentemente, é-nos muito próximo. Referimos uma outra pessoa que desempenha um papel importante na construção da paz e da solidariedade entre os povos independentemente dos credos religiosos de cada um, o Papa Francisco.

Partilhamos com os nossos seguidores, alguns extractos das suas mensagens que desprendem inspiração para um movimento mais consciente nas nossas vidas em prol de um mundo mais solidário, mais justo e, enfim, melhor.

Presidente da República Portuguesa

Pode ler aqui na íntegra a Mensagem de Ano Novo do Presidente da República Portuguesa. Apenas transcrevemos alguns excertos de um discurso repleto de esperança e de apelo ao que em nós temos de mais nobre para caminharmos em direcção a um futuro mais solidário confiante e feliz.

Portugal é onde se encontre um português. Nas nossas fronteiras físicas ou, por todo o mundo, nas nossas fronteiras espirituais. Aí vivendo ou servindo em missão nacional.”

…“Estranho e contraditório ano no mundo, com tão veementes proclamações de paz e de abertura económica, e tão preocupantes ameaças de tensão e proteccionismo ….…. Estranho e contraditório ano na Europa, com tão claro crescimento e desejo de recuperação do tempo perdido e tão lenta capacidade de resposta e de reencontro com os europeus.” …

…“Ano povoado de reconfortantes alegrias, mas também de profundas tristezas.”….

… “Exigindo a coragem de reinventarmos o futuro.”….

….“Reinvenção pela redescoberta desse, ou talvez mesmo desses vários Portugais, esquecidos, porque distantes, dos que, habitualmente, decidem, pelo voto, os destinos de todos “…..

….”Temos de afirmar neste exigente combate coletivo a mesma vontade de vencer que nos fez recusar a resignação de uma economia e de uma sociedade condenadas ao atraso e à estagnação.” ….

…“Temos de superar o que de menor nos divide para afirmar o que de maior nos une.”

mãos2
Mensagens do Papa Francisco no Dia Mundial da Paz 2018, dia 1 de janeiro 2018

A propósito do drama vivido por milhares de pessoas migrantes em busca de um local, neste planeta terra que habitamos e que é de todos, mais seguro e com melhores condições de vida, o Papa utiliza palavras que são verbos indicadores de ação para que os políticos e decisores na área das migrações, recorram mais à ação do que às palavras. São utilizados os verbos: “acolher, proteger, promover e integrar“.
Se é verdade que as ações políticas nesta área são fundamentais, também é verdade que não podemos deixar de nos alhear da situação e ficar inativos. São palavras que nos inspiram a uma ação, começando por colocar em prática a solidariedade com aqueles com quem nos cruzamos diariamente e que habitam a mesma casa, o mesmo prédio, a mesma rua, a mesma cidade, a mesma região, ….
Por outro lado, refere a particular necessidade de solidariedade e proteção dos que, de algum modo, se encontram mais frágeis e expostos e reforça a necessidade de “assegurar às crianças e aos jovens o acesso a todos os níveis de instrução”, bem como de “permitir que refugiados e migrantes participem plenamente na vida da sociedade que os acolhe”.
São palavras que encerram mensagens fortes e que nos fazem pensar que todos somos responsáveis e que também está nas nossas mãos o contributo na construção de um mundo melhor.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d