#FiqueEmCasa à roda da Alimentação
O Covid 19 obriga-nos, para o bem de todos, a passar em casa muito mais tempo. A solução é fazer coisas para nos distrair e/ou ir à memória relembrar coisas do passado, a nossa juventude com os nossos familiares e, no meu caso, o tempo passado na “terra” com a minha avó, madrinha e primos, no período das férias grandes.
Os petiscos que faziam com os produtos da terra assaltaram-me e lembrei-me de uma receita da minha avó, muito eficaz e deliciosa em que todos nós participávamos – Tomatada com ovos escalfados, feita por todos com muito Amor.
As crianças lá de casa, os primos e irmãos, uns da “terra” outros chegados das grandes cidades, iam todos ao campo com a avó Maria Benta colher os melhores ingredientes e cozinhá-los de forma simples. Na altura das férias havia muito tomate maduro, logo a avó arranjava solução para receitas fabulosas para todos onde esse ingrediente entrava e ao mesmo tempo entretinha-nos e ocupava o nosso tempo. Todos tinham de ajudar.
Aqui fica mais uma receita simples de preparar e muito em conta para uma família grande: tomatada com ovos. Aceite esta proposta e mãos à obra.
INGREDIENTES
- 3 colheres sopa de azeite
- 2 cebolas roxas
- 3 dentes de alhos e uma folha de louro
- 500g tomate maduro com rama
- Sal q.b.
- pimenta preta na altura q.b.
- 2 colheres sopa de concentrado de tomate
- Vinho branco q.b.
- 1 ovo por pessoa
- salsa picada a gosto
- orégãos (se gostar)
PREPARAÇÃO
- Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho finamente picados. Deixe cozinhar em lume brando até a cebola começar a alourar.
- Pele o tomate, limpe-o de sementes, pique-o em quadrados pequenos e adicione-o à cebola.
- Tempere com sal, pimenta moída na altura, orégão, tape e deixe cozinhar em lume brando até o tomate se desfazer (entre 10 a 15 minutos).
- Adicione o concentrado de tomate e o vinho e deixe cozinhar suavemente mais 15 minutos, até o álcool evaporar.
- Parta um ovo de cada vez para uma tigela. Abra uma cavidade no meio do molho de tomate e deite aí os ovos.
- Salpique com uma pitada de sal e de pimenta, tape e deixe cozinhar até as claras coagularem (cerca de 5 minutos), mantendo as gemas cremosas.
- Salpique a tomatada de ovos com salsa picada e acompanhe com o que mais gostar.
Para modernizar e diferenciar um pouco esta receita acompanhamos com grão salteado com especiarias. Outra delícia muito simples de fazer. Fica aqui a receita.
Numa frigideira larga colocar um fio de azeite e juntar especiarias a gosto (paprika, açafrão, caril, louro, cominhos, alecrim picado, alho em pó … atreva-se e experimente), em lume não muito forte para não queimar e ficar com o gosto amargo. Deixe as especiarias abrirem, soltarem o seu perfume e de seguida junte o grão cozido e escorrido. Vá salteando, junto um pouco de sal e quanto estiverem tostadas estão prontas para acompanhar o prato que quiser, não sem antes salpicar com salsa ou outras ervas aromáticas a gosto.
Tomatada de queijo feta
Aproveite a receita anterior e junte à tomatada uma colher de café de cominhos, queijo feta esfarelado e por fim o ovo. Deixar cozinhar e servir decorado com salsa e/ou cebolinho, salpicado com queijo esfarelado.
Bom apetite!