Casa Amiga #3

Cooperativa de Solidariedade Social de residências assistidas para seniores

Aqui fica a reflexão da equipa do hucilluc que levou à formulação da terceira proposta ao OPP que a seguir partilhamos.

Se é verdade que cada um de nós precisa de tempo para si próprio, para escutar o silencio interior, também é verdade que a felicidade se encontra nos momentos em que partilhamos a vida com a família e com os amigos.

O tempo corre e, mais ano menos ano, estamos na idade da reforma! Os filhos seguem o seu percurso de vida que os leva para paragens mais ou menos distantes, e nós percebemos que as casas ficaram grandes demais. Quem não se lembra de em criança, ter uma sensação idêntica? Espaços e objetos muito grandes, no entanto, dia após dia com o crescimento, os espaços diminuíam.  Agora, com o avançar da idade precisamos de preencher esses espaços, com pessoas com quem tenhamos afinidade, de ter atividades conjuntas, de partilhar momentos, num salutar convívio e interação entre quem deseja compartilhar experiências de vida, para que os espaços não continuem a aumentar de tal modo que nos façam ficar num ponto perdido num qualquer lugar sem qualquer participação na sociedade.

O problema

Segundo as projeções publicadas pelo INE, Portugal perde população total, com diminuição da população jovem, mas com um aumento do número de idosos atingindo os 2,8 milhões em 2080. Acrescendo o atual estilo de vida que as famílias são obrigadas a ter, trabalhando diariamente fora de casa, verifica-se que muitos, não conseguem assegurar apoio aos seus pais já na idade sénior. Além do pouco tempo disponível, as famílias não estão, naturalmente, vocacionadas para prestar um apoio conveniente aos idosos. Muitos destes idosos têm ainda autonomia, mas não têm soluções para, com dignidade, continuarem a envelhecer de forma ativa e participativa na sociedade.

A solução

Consideramos que o Estado não se pode alhear desta realidade, através da constituição de cooperativas de interesse público, serão criadas residências assistidas e de proximidade, a serem utilizadas por maiores de 55 anos num espaço amigo dos seniores e do ambiente. Aqui, enquanto pessoas autónomas, pode-se envelhecer junto, facilitando-lhes as tarefas diárias e promovendo uma vida ativa e autónoma, mas apoiada por uma rede pública, aliviando o peso da situação das famílias e a necessidade de internamento em outros locais apropriados, para onde apenas seriam deslocados em situação de perda de autonomia.

O projeto

Pretende-se a constituição de Cooperativas de Interesse Público para Residências de Seniores.  A “Casa Amiga”

Numa primeira ação, serão identificados imóveis devolutos ou subaproveitados, para recuperação e a adaptação a pequenos apartamentos constituídos por quarto e casa de banho, existindo salas comuns multiusos, criando condições de fácil mobilidade nas habitações para seniores. Será garantida a assistência permanente com presença humana e com recurso à utilização das novas tecnologias, à disponibilização de alguns equipamentos, serviços de apoio e de proximidade aos idosos e às residências, muito à base da articulação entre serviços e de protocolos com instituições de solidariedade social, universidades e outras. 

As regras de acesso à cooperativa e de gozo das habitações a partir dos 55 anos, serão definidas em sede de constituição da cooperativa e de acordo com a legislação em vigor.”

Quem sabe se não haverá um grupo de amigos, alguma associação ou entidade com mais ou menos responsabilidades sociais, que se inspire na ideia e queira/possa concretizar um projeto idêntico. Aqui na equipa do Hucilluc encontrará aderentes, ahahaha….

Há interessados por aí?

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d