Eu na Bicicleta – Projeto em votação no OPP

 “Eu na Bicicleta” para uma vida ativa

Numa ação participativa na promoção de uma vida ativa e amiga do ambiente, para todas as idades, Hucilluc aqui e ali, apresentou a proposta “Eu na Bicicleta” ao Orçamento Participativo Portugal. Aceite que foi, passou de imediato a projeto a votação.

Pergunta que se impõe – o que é o Orçamento Participativo Portugal (OPP)? Pois bem caros leitores cidadãos, como o próprio nome indica, é uma iniciativa através da qual,  todos nós podemos participar e decidir através do voto sobre quais os investimentos públicos que queremos ver implementados nas diferentes áreas de governação.

Participe e exerça o seu direito de cidadania. Nos já o fizemos. Entre neste projeto de âmbito nacional e Vote em:

 “Eu na bicicleta

 

Fica aqui, na íntegra, a proposta apresentada ao OPP  e agora projeto em votação.

O projeto “Eu na Bicicleta”
O Problema

Muitos adultos não sabem andar de bicicleta, não tiveram a oportunidade de aprender com alguém experiente e que partilhasse das dificuldades e dos sucessos de andar de bicicleta. Em muitos locais não existiam ciclovias e os hábitos de deslocação não envolviam o uso da bicicleta em contextos familiares ou profissionais. Agora, este problema pode ser minimizado porque estamos a integrar a função com a existência de ciclovias que começam a ser projetadas e construídas em vários locais dos municípios.

A Solução

As autarquias através da área governativa do desporto, devem providenciar aulas para aprendizagem da mobilidade em bicicleta para adultos. Simplesmente, os municípios deveriam adquirir bicicletas e os equipamentos de manutenção das bicicletas que pertenceriam aos municípios. Através da promoção de voluntariado, os trabalhadores com competência para lecionar o uso da bicicleta, realizassem aulas semanais para os adultos que se inscrevam por via online no sítio da Internet da Junta de Freguesia da sua residência.

O Projeto

Este projeto incide na realização de aulas em locais apropriados (centro desportivo, ciclovias para bicicletas, parques) por pessoas habilitadas que, a título voluntário, queiram dar aulas de bicicleta aos adultos que queiram aprender.

Os adultos, através desta aprendizagem, passariam a ter uma atividade física saudável e em algumas situações, deslocarem-se para os locais de trabalho, levar os filhos ou os netos às atividades escolares e desportivas, realizar atividades de lazer com os filhos ou com os netos e poderiam criar atividades de passeio entre vizinhos.”

lilly-3203373__340

Nós quisemos intervir e através do OPP decidir como investir na totalidade do território português os 5 milhões de euros inscritos no orçamento. Adorámos, adorámos e adorámos participar…

Quanto a si que está desse lado e caso não tenha tido conhecimento sobre a OPP, em tempo útil, aproveite esta oportunidade para participar votando aqui, através do portal OPP ou ainda através de SMA gratuito, já que cada cidadão tem direito a dois votos, um para projetos de âmbito territorial e um para projetos de âmbito nacional.

Assista aqui a um pequeno vídeo sobre o tema “Eu na Bicicleta”

 

Temos outro projeto “CompostAgem: Aprender com a Natureza” de âmbito territorial, em votação. Vá por Aqui e dê-nos o seu voto! e Ali Aprender com a natureza!

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d