O talento do “ÍNDIO” de Albufeira

o índio de Albufeira

O talento do “ÍNDIO” de Albufeira na escultura em areia. O “Índio” de Albufeira é o artista José Monteiro também conhecido por Zé Monteiro, que continua a produzir belíssimos cenários de contos de fadas, feitos com esculturas em areia.

Na Avenida da Liberdade em Albufeira, desde há mais de 20 anos que todos os verões, aprecio as obras de escultura em areia de José Monteiro, expostas frente a uma pequena casa que pertenceu a seu pai, mestre Frederico Monteiro, a antiga oficina de ferrador. O espaço empedrado pedonal, onde se podem apreciar estas obras, foi disponibilizado pela Câmara de Albufeira ao Zé Monteiro, o “Índio”.

Escultura em areia do artista Zé Monteiro

 

Os turistas também gostam de apreciar a ARTE na rua

Esculpindo em areia e montando cenários encantadores, com motivos ligados às atividades piscatórias da zona de Albufeira como barcos, pescadores e peixes, e outros motivos que nos remetem para o mundo encantado de criança, baseados em figuras da Walt Disney.

 

 O talento do “Índio” de Albufeira, na arte simples e genuína

Estas obras despertam a atenção de quem passa na movimentada avenida, desde crianças a adultos, nacionais e estrangeiros. Os apreciadores destas manifestações artísticas genuínas de raízes populares, param para fotografar e para observarem o trabalho pormenorizado que todos os dias carece de manutenção.

José Monteiro é um artista autodidata com talento para a pintura e escultura, desenvolve o seu trabalho por gosto à arte. Conforme o próprio nos refere, numa brevíssima entrevista, não tem apoios financeiros por isso fica grato aos apreciadores da sua arte que vão deixando um contributo monetário.

Assista Aqui a uma pequena conversa com José Monteiro.

 

Página do Facebook do artista Zé Monteiro

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d