E que tal uma experiência com um Chef?!
Adoro cozinhar mas …
Celebramos por tudo e por nada. Qualquer motivo é um bom motivo para nos reunirmos. As horas passam depressa, conversamos muito e rimos ainda mais. Com os vossos amigos passa-se o mesmo, imagino eu.
Não é muito habitual receber amigos cá em casa. Como adoro cozinhar, acabo por passar várias horas na cozinha. Gosto de preparar com cuidado e detalhe, surpreender e recebê-los bem. Isto faz com que precise de tempo para planear e preparar, o que ultimamente não tem sido muito. Nem sempre é assim, claro. Por vezes compramos feito, encomendamos take-away ou cada um traz qualquer coisa e o jantar passa a ser de “tapas”.
Enfim, a verdade é que já se tinham passado mais de dois meses desde a última vez que tinhamos estado juntos para jantar, quando um post no instagram da AmoChef me deu uma ideia. E se, esta sexta-feira, viesse um Chef a minha casa cozinhar para nós?
Enviei mensagem a todos no nosso grupo do Whatsapp. A ideia gerou todo o tipo de reações, desde aquele que achou espetacular, a que se preocupou com o que íamos jantar e que achou que iamos passar fome – “hmm… achas boa ideia? Será que vamos ter aqueles pratos mega gourmet e depois ainda vamos ter que encomendar umas pizzas?”-, o que só responde -“ok!”- e a que finaliza a conversa com um voto de confiança nas minhas ideias.
Contratei um Chef
Bora lá… pensei eu. Fui ao site da AmoChef e reservei uma experiência com a Chef Fátima – “Taste of Portugal”. Pratos inspirados na cozinha tradicional portuguesa, preparados com ingredientes frescos, pareceu-me uma opção segura para agradar a todos. Selecionei a data, fiz o pagamento e a Chef confirmou rapidamente a reserva. Tudo super fácil.
Desde terça-feira (o dia em que reservei) e a sexta-feira que tinhamos escolhido para jantar, este foi o nosso tema de conversa mais frequente. Estavamos todos ansiosos e expectantes. Na verdade, passaram-me várias ideias pela cabeça. Duvidei se a minha cozinha seria apropriada (a minha cozinha é bastante normal, sem panelas incriveis, nem tenho milhares de utensilios), imaginei que pratos seriam servidos, como seria a Chef, se não ia ser esquisito ter alguém desconhecido em minha casa a cozinhar para nós. Bem, o que é desconhecido gera sempre alguma agitação, por isso nada como esperar para ver. Até que recebo um e-mail a avisar-me que a Chef me tinha enviado uma mensagem.
“Olá! Sou a Fátima e queria combinar tudo consigo para o jantar de sexta-feira. Há algum ingrediente de que não gostem? Alguma alergia ou intolerância alimentar? Para poder começar a servir o jantar às 20h30, vou precisar chegar cerca de 1h00 antes. Pode ser?”
Pode ser! A Chef chegou à hora combinada, com um cesto de produtos super frescos e um sorriso contagiante. Demorou cinco minutos a familiarizar-se com a cozinha e começou a preparar o nosso jantar.
O Menu
A entrada surpreendeu: Pastilla! Uma tartelete salgada de origem marroquina.
O prato principal de carne de porco à alentejana, embora menos surpreendente estava delicioso.
E ainda terminámos melhor, com uma sobremesa incrivel (especialidade da Chef), tarte do conde.
Ficámos todos super fans da Chef, da comida, da experiência, de tudo. Nem o preço nos desiludiu. Para esta experiência pagámos 20 euros por pessoa!
Se estiverem a pensar num jantar diferente com amigos, familiares ou até só um jantar a dois, recomendo que experimentem. Que pinta isto de ter um Chef em minha casa…wow!
Por Cláudia Correia