Ilhéu das Rolas um paraíso em São Tomé

Inhame São Tomé, um paraíso, a cereja no topo do bolo

Um dia inesquecível no Ilhéu das Rolas um paraíso! Partimos do hotel Pestana na cidade de São Tomé à descoberta do paraíso tropical. O ritmo é leve-leve. Não vale a pena apressar.

A menos de trinta minutos de viagem de barco do porto de Ponta Baleia até ao porto das Rolas, numa travessia do Golfo da Guiné. No barco durante a travessia, levamos vestidos os coletes salva-vidas por causa das regras de segurança e a brisa marítima é bem refrescante.

O verde cobre grande parte da ilha, tem tantas árvores, tantos coqueiros mesmo junto às praias!

Ilhéu das Rolas um paraíso na linha do Equador

A cerca de 15 minutos de distância de barco das praias do sul, descobrimos um pequeno paraíso, localizado na linha do Equador, com praias de areia branca e águas cristalinas.

Gago Coutinho comprovou, com a sua tese que foi resultado da uma missão geodésica, que aqui a linha do equador divide o hemisfério norte do hemisfério sul.

Sempre se pensou que era este o centro do mundo, mas a investigação tem ditado que é no mar junto ao ilhéu.  Mas aqui, qualquer um de nós sente-se no meio do mundo! Este é certamente um destino para se desligar dos problemas do dia a dia agitado.

Convém ajudar as pessoas do ilhéu fazendo compras de artesanato, óleo de palma, água de coco e até uma bela refeição elaborada com muito gosto. O turismo sustenta São Tomé e Príncipe. Este povo é tão amável e humilde! Com um olhar sincero.

A flora e as cores do mar deste pequeno paraíso

Uma caminhada pelo Ilhéu das Rolas proporciona conhecer uma variedade de espécies como:

  • Macabali
  • Árvore da manga
  • Cajá-manga
  • Folha da igreja
  • Planta venenosa, não pode comigo
  • Palmeira espuma almofadas

Sem palavras para as cores do mar em redor do ilhéu! Certamente, existem centenas de espécies coloridas no fundo do mar. Este paraíso é magnífico, com paisagens de cortar a respiração! A biodiversidade existe com muitas espécies endémicas de plantas e de aves.

 

As Praias e as furnas

Praia Joana

 

Praia Bateria

Praia Pescador

Furnas

Um jacto de água salgada dispara num pequeno orifício de uma cratera vulcânica da rocha e pulveriza o corpo com água fresca.

Praia Café

Tão bom mergulhar na Praia Café! Neste local paradisíaco a areia parece quinoa e a água do mar tem um efeito tranquilizante.

 

Numa das mesas em frente à praia foi-nos servido um peixe fresco grelhado e delicioso e os acompanhamentos típicos. Uma das melhores praia para o relaxamento do corpo e da mente!

 

O nosso guia e amigo Moreno, que é do Ilhéu das Rolas, conseguiu contagiar-nos com a beleza do Ilhéu e da Ilha. Também o Miguel foi incansável e muito prestável connosco.

A paixão é contagiante porque qualquer experiência tão intensa será sempre inesquecível.

 

Saiba mais em sobre a magnífica ilha de São Tomé:

Mucumbli em São Tomé

 

Mucumbli em São Tomé

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d