Cervejaria Trindade

A Cervejaria Trindade, um local ímpar na história das cervejarias em Portugal.

Conhecemos desde há bastantes anos a cervejaria Trindade na rua Nova da Trindade, em Lisboa. O restaurante é um espaço mítico, que carrega muita história, vista e sentida na sua arquitetura e nos admiráveis azulejos do século XIX que decoram as paredes das salas. Os painéis de azulejos do átrio de inspiração maçónica são únicos na beleza e raridade. Também as mesas corridas de madeira e os bancos lembram os refeitórios antigos e transportam-nos para uma época medieval.

Guardamos na memória tempos da juventude em que, por vezes não muitas pois os trocos nos bolsos não abundavam, após as aulas da faculdade se passava pela Trindade para beber uma cerveja e comer um bife. Recordamos também a época em que as cervejarias não abundavam na cidade de Lisboa e uma visita à Trindade para comer um bom “Bife à Trindade” com um molho delicioso acompanhado de uma boa cerveja constituía uma experiência deliciosa. Passados alguns anos, o bife já não é o que era mas, a visita continua a valer a pena pelo ambiente, coleção de azulejos e pelo marco/tradição que esta cervejaria encerra.

Os pratos típicos são o Bife à Trindade, do Lombo, da Vazia ou de Alcatra, regado com o famoso Molho à Trindade. Mas também pode optar por marisco, acompanhado por uma boa cerveja e tremoços. A relação preço/qualidade razoável.

Faça uma surpresa a alguém que aprecia locais de tradição faça uma visita a esta cervejaria, admirem juntos os painéis de azulejos e experimente o tradicional bife à trindade.

azulejos

Um pouco de História

Assim nasceu a Cervejaria Trindade – A origem deste restaurante remonta aos anos de 1836, quando foi criada a Fábrica de Cervejas Trindade que veio a abrir um balcão para venda direta ao público.

Historicamente, o Carmo e a Trindade eram dois conventos designados por Carmo (da Ordem das Carmelitas) e Trindade (pertencente a uma ordem religiosa designada Ordem da Santíssima Trindade). Os dois conventos ruíram aquando do terramoto de 1755. Desde então surgiu a expressão, bem portuguesa, “cai o carmo e a trindade”, utilizada para designar grande assombro perante uma grande surpresa e/ou tragédia.

A Cervejaria Trindade é considerada de “Património Cultural da Cidade de Lisboa” e “Património Relevante de Valor Histórico-Cultural” em 1997, foi também condecorada com a medalha de “Mérito Turístico no grau de Prata por prestação de serviços relevantes para o turismo Português” em 1987.

Sugestão: Para um dia especial faça uma marcação prévia e ofereça um cartão presente.

trindade cartão

Pode ler mais e ficar a conhecer esta cervejaria na sua página oficial em: http://www.cervejariatrindade.pt/

As imagens aqui publicadas são retiradas do site da Cervejaria Trindade.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d