Dia Internacional do Chá – A bebida que conquistou o mundo!

Dia Internacional do Chá

Hoje dia 15 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Chá. Esta data surgiu da necessidade de contestar e responder à crise que se vivia na época (1998) no setor da indústria do chá. Passou rapidamente a ser popular entre os países produtores e até mesmo dos países consumidores de chá.

O chá não é uma moda, antes pelo contrário, cada vez mais é utilizado para ajudar a combater e prevenir algumas enfermidades. Acabando por trazer alguns benefícios para a saúde. É uma bebida muito reconfortante, quente e bem aromática para consumir, principalmente nos dias frios. No entanto, o chá também é ainda conhecido como um anti-inflamatório, antioxidante e diurético, largamente apreciado – Uma bebida que conquistou o mundo!

São numerosos os benefícios desta bebida para a saúde, se utilizados da forma e na quantidade corretas. É um supressor de apetite natural, faz bem ao coração e reduz os níveis de açúcar no sangue. É um grande aliado durante a menopausa, sendo um ótimo regulador hormonal e combate o enjoo. E ainda atua como um relaxante, aliviando o nervosismo, diminui a hiperatividade, combate a diabetes e o colesterol alto, por exemplo.  Enfim um sem número de benefícios, não substituindo claro uma consulta ao seu médico.

A História do Chá

Segundo dita a lenda, no ano 2727 a.c., o imperador Shen Nong estava sentado debaixo de uma Camellia Sinensis à espera que os seus serviçais fervessem água. De repente algumas folhas dessa árvore caíram dentro da água a ferver. O Imperador resolveu provar aquela água aromatizada e ficou deveras encantado com o seu sabor. Acabando este Curandeiro Divino, nome dado pelo seu povo, por se dedicar à recolha de plantas para fins medicinais, a ser o grande impulsor desta nova e deliciosa bebida.

O seu uso foi-se expandido e pode-se afirmar, sem sombra de dúvidas, que após tantos milénios, o chá é hoje uma das bebidas mais saudáveis e das mais consumidas em todo o mundo, depois da água. Estima-se que, diariamente, são saboreados mais de 3 biliões de chávenas de chá.

Sabia que…?

No Tibete, por exemplo, o chá é quase considerado uma bebida sagrada? Ou que foi D. Catarina de Bragança, casada com Carlos II de Inglaterra, a impulsionadora do hábito do ritual de beber chá. O célebre “chá das cinco” em Inglaterra, que ainda hoje é sinónimo de requinte e imagem de marca do Reino Unido? Ou que Portugal foi o primeiro país europeu a estabelecer rotas comerciais com a China e a comercializar a planta (século XVI)?!

A maneira mais adequada para beber o seu chá de forma saudável, quente ou frio, e aproveitar todos os seus benefícios, é sem açúcar. O modo mais saudável de adoçar esta bebida é com mel, gengibre ou canela.

A planta Camellia Sinensis está na origem do chá verde e do chá preto Gorreana, o qual é produzido na Ilha de S. Miguel nos Açores, sendo a mais antiga e única plantação de chá na Europa.

gorra

Segundo diz no siteChá Gorreana é ainda apreciado por ser um produto ecológico, livre de pesticidas, herbicidas e fungicida”. É uma das riquezas de Portugal.
Já bebeu uma chávena de chá hoje?

Não? Então Nós as 4 e porque as plantas são nossas aliadas no combate às doenças, aconselhamos um dos melhores chás que a natureza nos faculta – Chá de Alcachofra.

img_como_tomar_cha_de_alcachofra_beneficios_e_recomendacoes_28317_600 (1)

Chá um pouco amargo. É um excelente tónico digestivo, combate a acumulação de gorduras, eliminando as toxinas, gorduras e líquidos em excesso. Estas propriedades exercem um forte efeito sobre o fígado, ajudando a desintoxicar e a prevenir doenças hepáticas. Outros benefícios são: laxativo natural, reduz os níveis de açúcar no sangue, alto poder efeito diurético e regula a pressão arterial.

Aqui fica a receita simples:

3 Colheres de sopa de folhas secas de alcachofra e 1 litro de água a ferver. Adiciona-se à água e deixa-se por mais 5 minutos. Depois de coada está pronta a ser bebida sem açúcar, com um pouco de mel ou Stévia.

Bom proveito! As plantas são nossas amigas.
Nota: Algumas das imagens foram retiradas da Internet

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d