Geometria de formas – Reportagem fotográfica de Bruno César

Fotografia de Bruno César

As teias e a geometria de Formas.

As aranhas tecem fios num rendilhado perfeito de formas geométricas que o fotógrafo Bruno César capta numa bela reportagem. A aranha constrói as suas teias para capturar as presas, nós desafiamos os nossos leitores para que se deixem capturar por estas belas imagens que nos contam uma história.
Ah como é importante ler, ouvir e contar histórias … Uma história nova surge mais uma vez através de fotos raras e ímpares de um fotógrafo, Bruno César que ama a natureza como muitos de nós. E ser leitor é, nem mais nem menos do que estar diante de um convite para adentrar no mundo onde habitam as palavras. Entre, leia e veja!

 

Penetra surdamente no reino das palavras.
(…)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
“Trouxeste a chave?”

Carlos Drumond de Andrade

 

Geometria de formas
A Geometria das formas – Teia circular, a forma mais familiar da arquitetura aracnídea
A geometria das teias faz lembrar a geometria do ramo das matemáticas, tão bem desenhadas e estruturadas estão. Esta primeira porta que se abre apela ao exercício mental e à visão.
Ao olhar para uma teia não imaginamos que espécie de aranha a produziu (e há várias) e qual a sua finalidade – captura, cópula ou proteção (é a própria casa da aranha), … Cada espécie tem um padrão de teia típico.
A Teia - Geometria de formas Imagem de Bruno César
A mandala aracnídea da natureza
Por meio dos seus fios de seda, resistentes e elásticos, são construídas teias de características diferentes. Por exemplo, a viúva-negra faz um desenho completamente irregular, que nada lembra a precisão geométrica de algumas construções.
A segunda porta leva-me até ao passado… Em memória da minha mãe, que contava histórias enquanto fazia croché, e nas mulheres da aldeia, cujas mãos teciam têxteis, cerziam meias e nas bordadoras que cantavam enquanto fiavam os seus fios no fuso e faziam as meadas, … e que belas formas geométricas fortemente costuradas ponto a ponto se tecendo viravam novas tramas.
Que outras portas se podem abrir? Imaginas uma festa de Halloween sem teias de aranha? E o “Homem-Aranha” com os seus fios poderosos?

“É um dos materiais mais fortes do mundo na natureza:

mais forte do que o aço, mais leve do que o algodão”.

A geometria das formas - Ato de tecer é ouro foto de Bruno César
O ato de tecer é ouro – ligação entre plantas

 

Orvalho na teia imagem do fotógrafo Bruno César
Orvalho da manhã e as suas gotículas numa teia de aranha

 

 

Saiba mais sobre Bruno César em: À conversa com Bruno César Fotógrafo 

E a Reportagem fotográfica “Cores de verão na Gardunha

 

Também pode gostar

Leave a Reply