Um café por favor! O confinamento e o café

Um café LOR

Um café por favor!  Quem não tem o habito de tomar um café pela manhã para despertar? De dar dois dedos de conversa com o meu amigo(a) acompanhados de um café? Um café para uma pausa no trabalho? Depois de uma refeição, um café que cai sempre bem? Um café numa esplanada enquanto apanho um pouco de sol, enquanto leio um livro ou o jornal? Um café enquanto me sento com os meus pensamentos ou simplesmente observo o que passa em redor? Uma pausa e um pequeno lanche com um café e um pastel de nata? Um café porque me apetece sentar numa mesa e não me apetece mais nada? …. Um café, simples ou acompanhado, um café, por tudo e por nada.

Bolo e café
L´OR, um café dourado e cremoso acompanhado de uma fatia de bolo, que lanche delicioso!
Um café por favor – O café proibido 

O café e todo o rito que lhe está associado constitui, para nós portugueses, um hábito muito arreigado – Um café por favor!  Como foi possível sobreviver sem este rito, durante as restrições mais apertadas que vivemos em virtude da pandemia da Covid19? Que triste foi saber as máquinas do café paradas, talvez elas próprias desoladas de não serem úteis. Será que a venda “ao postigo” de café num copo descartável para levar e tomar na rua ou em casa, deveria ter estado proibida? É um facto que nós, portugueses, não temos o hábito de tomar café, num copo descartável (takeaway), enquanto caminhamos na rua.

 

O café em confinamento

Durante o período de confinamento e porque gosto de café, simples ou acompanhado de um pingo de leite com canela e/ou chocolate em pó, não o podendo saborear numa qualquer pastelaria/café como habitualmente, tive oportunidade de descobrir marcas e sabores proveniente de várias origens, à venda nos supermercados.

Habitualmente faço compras no supermercado “continente bom dia”, na área onde resido e aí, durante esta fase de restrições à circulação, descobri à venda capsulas de café expresso da Starbucks Blonde Espresso Roast By Nespresso, um café muito suave de pouca acidez como eu gosto para tomar simples. Mas, em outro post irei falar-lhe da minha experiência com as variedades de café da Starbucks disponíveis para fazer em casa.

Hoje falo de uma marca que descobri “cafés L’OR Espresso”.  A apresentação, o design das cápsulas de alumínio e das embalagens, caixas de 10 e de 20 cápsulas, é muito bem conseguida, torna-o um produto apelativo.

 

Cápsula de café LOR
As cápsulas de alumínio do café L´OR e a embalem têm um design apelativo

Comecei por experimentar as seguintes variedades de cafés:

Colombia 08 , resulta um café encorpado e forte que gosto de tomar de manhã com o pequeno almoço acompanhado de um pingo de leite e com canela, o Ristretto Decaffeinato 09 –  um descafeinado encorpado que tomo à noite ou a meio da tarde, porque a essas horas prefiro já não tomar café com cafeína.

Um café um Bombom Ferrero Rocher
Um café L´OR e um Ferro Rocher, uma combinação perfeita!

 

Como gostei da experiência com estes sabores de café, já comprei e provei o Forza 09, um café bastante intenso, cremoso e com paladar surpreendente, e o Sontuoso 08 – um café mais suave, floral, bastante cremoso. Para mim, é o preferido para tomar simples a qualquer momento.

Gosta de café expresso ou de café de saco? Qual o seu preferido?

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d