Um dia em Évora – Património Mundial UNESCO

Em Évora uma cidade-museu

Évora é considerada uma cidade-museu, mantém o seu charme nas ruas e monumentos, bem conservados, em todo o centro histórico dentro das muralhas.

De entre muitos outros pontos a visitar, deixamos-lhe aqui uma sugestão de percurso para conhecer do Centro Histórico de Évora Património Mundial UNESCO. Inspire-se e comprove por si, a sua beleza e charme, não deixe de experimentar as iguarias gastronómicas com os temperos tão próprios da região e, claro está, acompanhe com um bom vinho alentejano.

divider-2461548__340
Chagados a Évora pela manhã, percorremos as ruas que nos conduzem às várias praças existentes nesta cidade. O dia estava luminoso e o tempo ameno!

A Praça do Giraldo uma homenagem a Geraldo Geraldes, conhecido por Geraldo sem Pavor, da época das reconquistas século XII.

Na Praça do Giraldo pode descansar e tomar um café numa das várias esplanadas existentes ou ir até ao Art Café, para apreciar a arte existente nas paredes e por todo o pátio do antigo Palácio Barrocal. No pátio tranquilo à sombra de uma árvore de lilás que, nesta época, constitui uma visão magnífica com as suas efémeras flores e uma agradável fragrância. No mesmo edifício que serve de delegação da Fundação Inatel, encontramos o Museu do Relógio. Aqui o tempo passa devagar, não olhe o seu relógio, mas aprecie os relógios do museu.

Caminhando pelas ruas, siga até ao largo do Conde de Vila Flor para se espantar com o Templo de Diana. Em perfeita harmonia com o Templo, o Jardim de Diana é um local ideal para se sentar e se aquietar.

Conheça a Sé de Évora a maior Catedral de Portugal, aprecie o seu interior, e ganhe coragem para subir as escadas em caracol, mais acima só passa uma pessoa de cada vez, até aos telhados. Aqui a vista alcança toda cidade e seus arredores.

Depois deste exercício matinal, já a desejar uma refeição bem típica, parámos no restaurante “Cozinha da Catarina”.

Finalizado o almoço, fomos atá Largo do Sertório para visitar as Termas Romanas no edifício da Câmara Municipal, construídas entre os séculos II e III.

Aqueduto da Água de Prata que pode admirar para além do centro urbano com arcos de alguma dimensão, é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista.

Próximo do Mercado Municipal, visite a Capela dos Ossos, situada na agradável Praça 1º de maio, perto do Jardim Público de Évora, do Rossio, da Igreja de S. Francisco e de um dos vários Polos da Universidade de Évora.

A Igreja de S. Francisco é uma bela igreja, de arquitetura gótico-manuelina e foi construída entre os anos de 1480 e 1510. A decoração coube aos pintores régios Francisco Henriques, Jorge Afonso e Garcia Fernandes.

Visitando a incontornável Capela dos Ossos

O Jardim Público de Évora é um jardim com uma magnifica vegetação e flores coloridas. Um espaço povoado por jovens universitários, mas muito aprazível pelo ambiente e pela tranquilidade sentida em alguns recantos do jardim. Aqui também pode apreciar alguns monumentos históricos de interesse cultural, como os restos da Muralha Medieval (século XIV), o Palácio de D. Manuel, um dos edifícios mais belos de Évora.

Uma bebida fresca numa esplanada do jardim e algum repouso do corpo, serviu para ganhar ânimo para uma visita pelo circuito megalítico nos arredores de Évora. Antas e menires que datam de há cerca de 7.000 anos, no início do Neolítico.  Estes espaços apenas estão acessíveis por carro (existem partes dos percursos feitos sobre caminhos não alcatroados).

Este monumento pré-histórico “Cromelec” do qual apresentamos aqui algumas fotos, é constituído por inúmeros menires, dispostos de forma elipsoidal no sentido Este-Oeste. Apesar de não ser conhecido o significado exato deste monumento, é-lhe atribuído um significado simbólico e sagrado, um espaço para celebrar os ciclos da natureza, associados com o movimento cíclico do sol e da lua.

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d