A Real Fábrica do Gelo nas Jornadas Europeias de Arqueologia

percurso do gelo pela fotografia
Jornadas Europeias de Arqueologia
As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) são um evento organizado por cerca de 47 países, incluindo Portugal.
Sob a égide da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), enquanto coordenadora nacional das JEA, todas as entidades que queiram dar a conhecer os tesouros do património arqueológico e os bastidores da disciplina, podem participar neste evento.

 

 

Parceria: Costa Verde e Prata e Hucilluc
Diz o ditado que em equipa vencedora não se mexe…
Assim sendo, voltamos a repetir a parceria com a Costa Verde e Prata no que diz respeito à diversidade cultural e à riqueza do património histórico e aceitamos o desafio de participar nas Jornadas Europeias da Arqueologia.
A apresentação fotográfica desta Exposição virtual 3D, integrada nas Jornadas Europeias de Arqueologia tem como missão dar a conhecer ao público este tesouro do património que poderá ser visitado a partir do final do ano e conhecer a sua Real história (encerrado temporariamente – alvo de intervenção de requalificação).

 

A Real Fábrica do Gelo
A Real Fábrica do Gelo é, sem dúvida, um símbolo da tecnologia medieval e é dela que trata a exposição.
A era do gelo da Real Fábrica do Gelo e a importância deste grande marco da arqueologia industrial, única no seu género em Portugal e Europa, por produzir gelo a partir da água e não a partir da neve. A magnífica história da fábrica que durante cerca de 120 anos congelava a água que se destinava a refrescar as bebidas da corte e mais tarde distribuída pelos cafés “Martinho da Arcada”, no Terreiro do Paço e “Café do Gelo”, no Rossio – os mais chiques da época. É no alto da Serra de Montejunto, no Cadaval, que a Real Fábrica do Gelo se ergue. Virada a norte, a água congelava nos seus 44 tanques de pedra pela ação do frio extremo.

Real Fábrica do Gelo

Assim, com a invenção do frigorífico entrou em declínio e em ruínas rapidamente se transformou. O mato avançava diariamente… Verdade seja dita, se não fosse o eletrodoméstico, seriam as alterações climáticas a ditar o seu fim!

 

Convite

Visite a Real Fábrica do Gelo, grande marco da arqueologia industrial, única do seu género em Portugal e Europa. Símbolo da tecnologia medieval!

Visite a Exposição virtual 3D, integrada nas Jornadas Europeias de Arqueologia.

 

 

Um comentário em “A Real Fábrica do Gelo nas Jornadas Europeias de Arqueologia

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d