Bolo de Ananás  – Receita Hucilluc

Bolo Ananás

Bolo de Ananás  Hucilluc para o seu lanche.

Domingo é dia de convívio com a família, de partilhas doces e de delicias no paladar. Todos sabemos que a alimentação é fundamental no bem-estar geral do organismo e que por isso devemos escolher alimentos frescos, cereais integrais, vegetais e frutas, mas também sabemos que a alegria sentida num salutar convívio em volta da mesa petiscando doces ou salgados, desde que com moderação e se não houver qualquer restrição alimentar, em nada prejudica a nossa saúde.

Hoje fomos para a cozinha preparar o lanche de domingo fazendo um delicioso bolo de ananás.

ananás para o bolo

A nossa receita de Bolo de Ananás.

Ingredientes

  • 1,5 chávenas de chá de açúcar
  • 2 chávenas de chá, bem cheias de farinha com fermento
  • 4 a 5 ovos
  • 1 chávena de chá de leite
  • 60g de manteiga
  • Rodelas de ananás de preferência fresco, em número suficiente para forrar a base e as laterais da forma do bolo

 

Preparação

Mantenha a manteiga fora do frigorífico durante algumas horas ou derreta-a ligeiramente no micro-ondas, mas sem ficar líquida.

Numa tigela bata a manteiga com 1/2 chávena de açúcar até estar um creme homogéneo. Junte uma a uma as gemas dos ovos continuando a bater. Vá colocando a farinha alternadamente com o leite e continue a bater.

Antes de finalizar a massa do bolo prepare as rodelas de ananás e o caramelo. Com o restante açúcar (1 chávena de chá), numa frigideira, faça o caramelo. Quando o caramelo estiver no ponto não muito queimado, deite na forma e vá rodando a forma para que o caramelo adira a toda a superfície. Com cuidado cubra o fundo e as laterais da forma com as rodelas de ananás.

Entretanto ligue o forno para pré aquecer a 200º.

Bata as claras em castelo e envolva na massa. Deite a massa na forma e leve ao forno pré aquecido a 200º. O bolo coze em cerca de 35 a 40 minutos.

 

Bolo ananás

 

 

Pronto a comer!

Depois de cozido retire do forno, deixe arrefecer um pouco, ainda morno, vire sobre um prato e leve à mesa.

 

Também pode gostar

Deixar uma resposta