Bolo de Maça e Quinoa

Este Bolo de Maça e Quinoa, é uma receita que Hucilluc preparou para si. Com vontade de escolher e misturar ingredientes para deixar no ar um aroma convidativo para um lanche em família, fomos para a cozinha preparar um bolo para o lanche de domingo. Procuramos fazer um bolo saudável, mas aprazível e chamei-lhe Bolo de Maça e Quinoa. O gosto pela cozinha vem de criança, quando em casa de meus pais a minha mãe preparava deliciosos bolos cozidos num fogão de lenha que enchiam a casa de agradáveis aromas.

Receita Hucilluc – Bolo de Maça e Quinoa

Ingredientes

 

Bolo de maçã e quinoa receita de Hucilluc
Os ingredientes utilizados na confeção do Bolo de Maçã e Quinoa

4 ovos;
150g de farinha de quinoa;
2 colheres de sopa de linhaça dourada moída;
3 colheres de sopa de mel;
1 chávena de chá de leite vegetal de arroz;
2 colheres de sopa de açúcar mascavado;
1 colher de chá de fermento em pó;
Raspa da casca de uma laranja – só o vidrado;
1 colher de café de canela;
2 maçãs fuji;
Cerca de 12 nozes partidas aos pedacinhos e uma mão cheia de passas de uvas.

 

Preparação

Descasque as maçãs e corte uma delas em pequenos cubos, a outra que irá utilizar para colocar no topo da massa do bolo, corte em gomos finos.

Separe as gemas das claras. Numa tigela bata muito bem as gemas com o açúcar, junte 1 colher e meia de mel, a raspa da casca de laranja e bata mais um pouco. Misture o fermento, a linhaça moída, a canela na farinha de quinoa e vá juntando alternadamente com o leite de arroz batendo sempre muito bem. Se a massa estiver demasiado grossa, junte mais um pouco mais de leite de arroz, mas não deixe a massa demasiado líquida para poder suportar os pedaços de maçã, as nozes e as passas de uva.

Misture na massa do bolo a maçã cortada aos cubos, as nozes partidas e as passas de uva envolvendo bem na massa.

Entretanto ligue o forno para estar quente no momento de colocar o bolo e barre muito bem uma forma com manteiga e polvilhe de farinha de quinoa.

Bata as claras em castelo. Aprendi com a minha mãe que, para ficarem bem firmes, se junta uma pequena pitada de sal às claras, antes de começar a bater.

Vá deitando as claras na massa envolvendo sem bater e despeje na forma já preparada. No topo da massa já na forma, coloque os gomos de maçã, regue com outra colher de mel, polvilhe com mais um pouco de canela e leve ao forno.

O bolo está preparado para ir ao forno coberto de gomos de maçã, mel e canela
A massa do Bolo de Maça e Quinoa – coberta de gomos de maçã, mel e canela

 

Deixe cozer cerca de 40 minutos, quando espetar um palito no centro do bolo e não sair com massa agarrada está pronto. Depois deixe arrefecer até ficar morno e desenforme com cuidado para não partir.

 

Vá para a cozinha e experimente o Bolo de Maça e Quinoa, o aroma é muito agradável, o bolo é delicioso e leva ingredientes muito saudáveis

 

Conheça mais receitas em: Grupo Hucilluc Receitas, aromas e sabores 

 

Propriedades dos ingredientes utilizados neste Bolo de Maça e Quinoa

Quinoa – é um ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano. É uma das melhores fontes de proteína vegetal, contém magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, niacina e antioxidantes.

Linhaça -A semente de linhaça possui nutrientes importantes com destaque para os ômega 3 e 6 que ajudam no controle do colesterol e dos triglicérides. A linhaça é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B.

Mel – O este néctar dos deuses. Existem vários tipos de mel e de coloração de acordo com as flores existentes na área das colmeias das abelhas, com tipo de terreno e com o modo de preparação. Além de açúcares (glicose e frutose), de cor castanho-amarelado, o mel possui vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio, entre outros) e antioxidantes (flavonóides e fenólicos). Ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante mas que facilita o acumular de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão.

Nozes – Além de proteínas, hidratos de carbono e lípidos insaturados importantes para a saúde, elas são ricas em minerais como zinco, potássio, fósforo e magnésio, bem como vitamina B6.

As passas de uva e as maças são também alimentos muito ricos em vitaminas e fibras.

Leite de arroz – Esta bebida constitui uma opção segura para quem é intolerante à lactose. É rica em hidratos de carbono e não contém lactose nem glúten. No entanto, apresenta um baixo valor proteico.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d