A Beterraba, um superalimento colorido

Este fim de semana vamos propor-lhe uma experiência na cozinha com um superalimento a Beterraba. Pode combinar este legume com temperos que têm igualmente grandes benefícios para a saúde e bem-estar do organismo.

Estamos a entrar na época do ano em que os dias longos e quentes, em preparação para a época balnear, nos convidam a um cuidado mais especial com o nosso corpo.

A beterraba

A beterraba pode ter um papel importante na sua alimentação já que, sendo muito versátil, pode ser preparada de várias formas em pratos frescos, coloridos e muito saudáveis. Pode ser consumida crua em saladas, em sumo, cozida ou assada no forno para acompanhamento de outros pratos, ou também em sopas.

A beterraba é um legume considerado um superalimento, devido ao elevado teor em vitaminas e minerais que contém. É rica em fibra e contém açúcar, sobretudo sacarose, que lhe confere um sabor ligeiramente adocicado. Apresenta um teor elevado em ácido fólico (vitamina B9) e vitamina C. Nos minerais destacam-se o potássio, o magnésio e o ferro.

Um condimento adequado para utilizar com a beterraba: Pimenta caiena

A pimenta caiena é ótima para combinar com patês, sopas e outros pratos. Possui capsaicina, essencial à proteção cardiovascular. É rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, C e E. Tem propriedades analgésicas e antioxidantes, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento cutâneo.

Siga as nossas sugestões: Prepare e coma beterraba de várias formas, em sumo, em salada, sopa, patê e assada.

 

Sumo de beterraba

(4 a 5 copos)

3 rodelas Beterraba, 2 laranjas, 1 maçã, 1 cenoura pequena, hortelã para colocar no copo

Prepare os ingredientes, corte em pedaços pequenos, junte um copo de água bem fresca e triture na máquina. Coloque nos copos com uma pedra de gelo e um raminho de hortelã.

Salada de beterraba

Ralar a beterraba crua, temperar com azeite, vinagre ou sumo de limão/lima, sal e tomilho. Faça um prato de salada bem colorido colocando filas de beterraba, cenoura ralada, milho, vá intervalando as filas com umas folhas de rúcula e outros ingredientes que a sua imaginação ditar.

 

Beterraba Assada

Cortar em rodelas num tabuleiro, tempere de sal, regue com um fio de azeite, umas gotas de sumo de limão, folhinhas de tomilho ou alecrim, e leve ao forno durante uns 20 minutos. É um ótimo acompanhamento para pratos de carne ou de peixe.

Sopa de beterraba

Ingredientes:

  • Uma batata doce média, de polpa laranja. Se não tiver batata doce utilize a batata normal.
  • Uma beterraba
  • Uma cenoura
  • Uma rodela de cebola, um dente de alho, uns raminhos de hortelã e/ou manjericão, raspa da casca de meia lima, um fio de azeite e sal a gosto.
  • Para colocar sobre a sopa depois de por no prato ou tigela:
  • Um iogurte grego natural uma laranja descascada e cortada em pequenos pedaços. Se gostar tempere com pimenta caiena.

Numa panela com água, coloque os ingredientes, batata, cenoura, beterraba, cebola e alho descascados e cortados em pequenos pedaços para facilitar a cozedura.

Deixe cozinhar fervendo durante uns 30 minutos, até que os ingredientes estejam bem cozinhados.  Tempere de sal, pimenta algumas folhas de hortelã ou de manjericão, regue com um fio de azeite, e triture com a varinha mágica até ter um creme espesso e aveludado. Deixe esfriar um pouco e coloque nos pratos de ir à mesa. Sobre a sopa já no prato, coloque uma colher de iogurte grego batido, 3 ou 4 quadradinhos de laranja e um raminho de hortelã.

Patê de beterraba

Veja aqui a nossa receita de patê de beterraba e outros

 

 

Um comentário em “A Beterraba, um superalimento colorido

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d