Expedito Dalmeida, artista

Ao observar as obras de Expedito Dalmeida, conseguimos sentir as emoções e o espírito de liberdade.

A abordagem holística está presente na preciosidade das suas obras e das suas palavras!

É possível situar os primórdios da minha prática artística na vasta terra angolana que me viu nascer e influenciará indelevelmente pela vida toda.

“No início era o verbo”…

Também eu comecei, por volta dos 10 anos de idade, pela escrita de poesia: fonte primeva de todos os rios e mares…

E, ainda hoje, mais do que artista, me revejo como poeta.

Mais tarde, acrescentei a prática da chamada fotografia de autor, na qual me embrenhei profundamente, sobretudo no largo tempo em que vivi no Alentejo. Esta zona do continente português, onde a amplidão do espaço natural eu mais associo ao infinito africano. Por ela calcorreei o país todo e outras nações estrangeiras, tendo estabelecido várias parcerias artísticas com escritores e poetas.

Depois, então, abracei a prática da pintura, incluindo desenho, técnica mista, colagens (collages) e vídeo.

Na maioria das vezes, recorro ao uso do acrílico, mas também à tinta da China, aguarela, carvão, marcadores e spray. Quase sempre tenho como suporte o papel, por razões de logística e melhor adequação ao meu método de produção das obras.

Quanto ao meu processo criativo, pode-se dizer que é muito pouco disciplinado ou disciplinável e até mesmo imprevisível na maior parte do tempo.

Embora aconteça com frequência durante o período noturno e sob a influência marcante dos principais atores da natureza: a chuva e o vento, as nuvens, a lua e o mar, as árvores e as plantas.

Quando pinto tento abstrair-me de tudo o que vi ou ouvi, fiz ou aprendi.

Como se fosse uma criança de tenra idade, sabendo que tal é impossível de alcançar, concentrado e recetivo, no momento único, em que acontece o mistério da criação. Nesse tempo sublime, um artista aspira a ser “Deus”!

Em termos mais concretos…

No geral, privilegio a abstração em detrimento da figuração. O próprio gesto espontâneo em relação à forma elaborada. A curva mais do que a recta e a emoção é o motor com que tudo se inicia e desenvolve.

Sonho meu…

Gostava que as obras de arte falassem por si próprias e fossem ouvidas, sem necessidade de perguntas ou explicações, críticas ou curadorias.

Partilho da opinião que “as obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar – apenas o amor as poderá captar, conservar e ser justo em relação a elas.” Rainer Maria Rilke

E, de igual modo indo completamente contra o pensamento dominante, no chamado mundo da arte de hoje em dia, acho mesmo que, em primeira e última instância, a prática artística deve aspirar a ser capaz de tornar visível o invisível e este apenas se poderá compreender com a ajuda preciosa do coração.

Agradecemos a Expedito Dalmeida pela sua brilhante colaboração!

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d