À conversa com Lídia Farinha, escritora do Benny

 

Fomos conversar com a Lídia Farinha, Fisioterapeuta, Osteopata, Professora e Escritora, sobre esta verdadeira concretização! O livro “Benny tem um sonho” é para crianças e com alcance para uma missão social.

Saiba como surgiu este livro e as vontades de uma autora portuguesa. Descobre-se, com facilidade, a transmissão de valores e princípios que contribuem para a construção e fortalecimento do caráter humano.

  • Escrever um livro para crianças. Porquê este sonho concretizado?

Já realizei muitos sonhos, diariamente ajudo outros a realizarem vários sonhos, e partilho convosco um pouco dos bastidores da materialização de um dos meus últimos sonhos. Escrever uma obra para crianças, capaz de impactar qualquer pessoa exposta à mesma…

Em criança não tive muitos brinquedos, mas tive vários livros. Um deles que já não existe fisicamente em casa dos meus pais, era o meu livro preferido, aquele que me fazia companhia todas as noites, e foi assim durante muito tempo…

Eu adormecia com aquele livro a meu lado, recordo esses tempos com nostalgia, e de sonhar acordada em um dia vir a escrever um livro que pudesse fazer companhia a muitas crianças, inspirar os seus sonhos e sonos pela história, tal como aquele livro me fazia a mim…

Passaram-se quase 35 anos… a menina cresceu, e tornou-se em todos os papéis sociais que desempenho: filha, esposa, irmã, amiga, Fisioterapeuta, Osteopata, Professora… e pelo caminho fui deixando enterradas algumas sementes de sonhos…

Este ano, decidi arregaçar as mangas, “pôr mãos à obra” e dar vida a este sonho, talvez um dos meus primeiros sonhos, e passar do plano à ação.

Motivada pela entrevista que dei à Hucilluc, que saiu a 3 de janeiro, nesse mesmo dia ofereceram-me um calendário com ilustrações infantis e tive um vislumbre deste sonho enterrado que resolvi acolher e torná-lo realidade.

  • Como foi o processo para realizares este sonho?

O processo foi bastante célere, e extremamente entusiasmante e enriquecedor.

Fiz o manuscrito da base daquilo que é agora o livro: “Benny tem um sonho” no dia 8 de janeiro, e em 3 horas.

No instante da passagem de ideias para a palavra escrita, vivi um dos momentos mais maravilhosos, marcantes e transformadores.

O texto foi sofrendo pequenas alterações, adendas de personagens, conteúdo, moral e valores, e ficou fechado no dia 27 de janeiro.

A cada etapa do caminho consegui voltar a sentir-me criança novamente, senti-me a viajar no tempo, entre a caneta e o papel vivi um misto de entusiasmo, ansiedade, criatividade e expressão livre.

Enquanto, simultaneamente, pude encerrar em mim ciclos e processos que não fazia ideia que precisavam de ser resolvidos, e que com a escrita deste livro viriam à superfície para serem trabalhados.

  • Como surgiu o título do teu livro?

O título surgiu depois de ter escrito todo o texto e depois de muito dormir sobre o assunto.

  • Qual a faixa etária para a leitura do livro?

«Benny tem um sonho» é um livro transversal a todos os públicos, mas perfeitamente adequado a crianças, não só pela narrativa, mas também pelas ilustrações que acompanham o texto.

  • A história remete-nos para algum episódio da tua vida?

Esta narrativa é uma metáfora da minha vida pessoal, e a história verídica ligeiramente fantasiada, do Benny, uma chinchila que foi acolhida pela minha família, “e que em algum momento, pode também ser a história de qualquer um de nós”, como disse o querido Fábio Casto.

  • Podes falar-nos um pouco do Benny?

O Benny é o meu filho de 4 patas, é uma chinchila que foi maltratado em bebé, posteriormente retirado a essa família, foi colocado numa família de acolhimento temporário, e por intermédio de uma associação de proteção de animais chegou até nós.

Chegou à família mágica (a minha), como descrevo no livro, com 5 meses. Vinha muito assustado, com medos, e chorava grande parte do dia. Houve todo um processo de integração e adaptação.

É uma chinchila encantadora, meiga, muito delicada e gentil no trato. Fonte de inspiração e superação.

  • Que estratégias o Benny usou ou ainda usa para ultrapassar os seus obstáculos?

O Benny ainda hoje tem as suas cicatrizes emocionais decorrentes das vivências traumáticas anteriores à vinda para a família mágica. Mas é um guerreiro e lutador, e precisa de trabalhar questões como a confiança nele próprio e nos outros (o seu amigo Cookie e humanos).

Tem feito progressos incríveis, e a fórmula mágica é o amor. Acolher o amor que recebe de toda a família, e retribuir esse amor têm feito milagres.

  • O que é que o Benny mais gosta? E o que menos gosta?

O Benny venera o Cookie, a chinchila mais velha que o recebeu, acolheu e aprendeu a partilhar com ele tudo o que tinha só para si. O Benny ainda se assusta um pouco com barulhos e sons muito agudos, esconde-se e por vezes chora.

  • Qual a maior alegria que o Benny te deu?

O sentido de realização, de ter tido a oportunidade de resgatar um animal em sofrimento, poder mudar o seu destino, dar-lhe uma família, onde ele e todos os irmãozinhos são tratados como crianças.
O amor e o mimo com que o Benny retribui tudo aquilo que recebeu. Isso não tem preço, é de um valor incalculável.

  • Qual a melhor frase do teu livro? Porquê?

É difícil para um autor fazer essa escolha, tenho várias frases que na minha humilde opinião são muito boas, mas aquela que mais prima pela originalidade e diferenciação, dita por quem fez a crítica literária da obra é:

«…quando alguém atravessa a ponte para o outro lado do arco-íris deixa de estar connosco como antes, transportamos esse alguém no nosso coração mas já não conseguimos comunicar da mesma forma, porque ao mesmo tempo parece que já não está e fisicamente deixamos de o ver.»

Com esta analogia, consegui explicar e explorar o tema da morte, da perda e do luto, questão sempre tão pertinente.

A ilustre Dra. Luísa Ducla Soares, a respeito deste meu livro fez o seguinte comentário que se encontra na capa, como que um selo de qualidade:

Bastante original, tem uma mensagem bem explícita, aborda de forma curiosa o problema da morte.

  • A escritora e a ilustradora. Como foi criada esta simbiose para o resultado do livro?

A fórmula mágica para a materialização de um sonho é regá-lo com muito amor.
Como já tive oportunidade de explicar, lembro-me de ser pequenina e de sonhar em vir a escrever um dia um livro para crianças. Por sua vez, a Iolanda desde pequenina também sempre sonhou em poder vir a ilustrar um livro infantil.
Para ambas é a nossa primeira experiência, porém regámos os nossos sonhos, diferentes mas complementares com todo o amor e carinho, e o resultado? Uma obra-prima, o trabalho da Iolanda traz uma vida totalmente diferente à minha narrativa, e transporta a história do Benny, toda a sua mensagem, missão, visão, valores a um outro nível.

As ilustrações estão muito amorosas, e acrescentam vida.

Como diz um amigo meu, “com o livro do Benny nasceram duas estrelas”.

  • Qual a mensagem que pretendes que as crianças retenham com as leituras do teu livro?

Nesta obra são abordados os valores de amizade, amor, compaixão, cooperação, respeito que incute nos mais novos a força e a importância de continuar a sonhar, e encontrar o seu propósito de vida. Não é como começamos que define o nosso futuro.

  • O que significa doar para ti?

Doar significa dar algo que temos sem esperar nada em troca. É o compartilhar do que temos com os outros. Quando doamos, podemos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Podemos doar bens materiais, colocar os nossos talentos à disposição ou até mesmo dar o nosso tempo e atenção.
Doar é uma ação muito importante para vivermos numa sociedade mais solidária e justa. Ao fazer doações, estamos a incentivar valores como a empatia, generosidade e a compaixão.

Com o livro do Benny, deixo uma doação à humanidade, um pouco do meu legado, na expectativa que seja acolhido e perpetuado.

  • O que te fascina no mundo das crianças?

Fascina-me a pureza, a inocência, a ingenuidade e a genuinidade. Encanta-me a expressão criativa, a capacidade para sonhar muitas coisas ao mesmo tempo sem se colocarem barreiras, condições ou limites.

  • Qual o livro infantil que mais te marcou na vida?

O meu livro de cabeceira durante muitos anos, que deixou este sonho como semente “Lion’s Birthday Party”.

  • Como podemos condicionar o futuro?

O futuro é influenciado por todos nós, seja através de nossas ações individuais ou coletivas. Algumas maneiras de condicionar o futuro podem incluir:

  • Tomar decisões conscientes e responsáveis.
  • Educação e formação contínuas para desenvolver habilidades e competências para enfrentar as mudanças do futuro.
  • Fazer escolhas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável.

Em suma, podemos condicionar o futuro através de nossas escolhas e ações diárias, conscientes e responsáveis, tendo em vista um futuro melhor para todos.

  • Qual o próximo sonho?

Há muitos sonhos, relativamente a este livro, um dos meus sonhos é que a mensagem do Benny possa chegar ao maior número de corações das pessoas que lêem a história do Benny, para como diz o prezado escritor Sérgio Lizardo, “realizarmos ainda mais sonhos bonitos que nos enchem os corações por serem daqueles sonhos que se tornam, por real magia, realidades.”

Esperamos pelo lançamento do livro para breve!

Aqui fica um pequeno registo do livro «Benny tem um sonho».

Trata-se de um livro em que são abordados os valores de amizade, amor, compaixão, cooperação e respeito e que incute nos mais novos a força e a importância de continuar a sonhar, e a encontrar o seu propósito de vida.

De igual modo, é também explorado o tema da morte, das perdas e do luto, questão sempre tão pertinente.

Considero que este livro pode, perfeitamente, enquadrar-se no plano de desenvolvimento de competências, nomeadamente as de caráter interpessoal, que lideram.

 

Sinopse da obra:

«Qual é o teu sonho? Todos nós nascemos com uma capacidade incrível para sonhar e realizar. Este livro conta a história do Benny, uma chinchila que não nasceu nas melhores condições, que foi maltratado em bebé, mas que foi acolhido por uma família mágica. O Benny ganhou coragem para voltar a sonhar, prova viva de que não é como começamos que define o nosso futuro! E tu? Qual é o teu sonho?»

Sobre a autora:

Lídia Farinha apaixonada pela vida e pela escrita, Fisioterapeuta, Osteopata e professora de Terapia Manual. Autora do método Terapia Manual Diferenciada e do livro “Informação Complementar para tratamentos de sucesso”.

Código QR:

Página de internet e redes sociais:

Encomendas do livro (PVP: 9,00 euros): lidia@lidiafarinha.com

 

A fisioterapeuta Lídia Farinha e a escrita

À conversa com Lídia Farinha, fisioterapeuta

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d