Praia das Avencas Vale a pena desfrutar

A Praia das Avencas, a Menina do Mar e a Amizade

Uma ida à Praia das Avencas pode ser uma experiência memorável.  Porque estamos no verão, vamos aproveitar os dias grandes e quentes, para passeios ao ar livre em contacto direto com a natureza.

Recentemente, a minha amiga Donna, mostrou-me as fotos que recolheu numa ida à Praia das Avencas. Confesso que ainda não fui a essa praia, mas ao ver as fotos que mostram a bela fauna e flora marinha aí existente, despertou-me a vontade de ir, de ver e viver essa experiência de observação da natureza. Em casa, ao olhar as fotos veio-me à memória a maravilhosa história da “Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Fui à caixa de livros de infância da minha filha, procurei o livro e reli as aventuras da Menina do Mar e dos seus fantásticos amigos: o Peixe brincalhão, o Polvo o mais trabalhador pois possui 8 braços, o Caranguejo o artista e cozinheiro e o rapaz que termina por se juntar à menina e seus amigos.

Uma bela história que fala da amizade, da saudade e de mundos maravilhosos para quem se dispõe a deixar a imaginação correr e a viver em harmonia com os amigos, com a natureza e com tudo o que nos rodeia.

 

A menina, que devia medir um palmo de altura, tinha cabelos verdes, olhos roxos e um vestido feito de algas encarnadas.

E estavam os quatro numa poça de água muito limpa e transparente toda rodeada de anémonas.

E nadavam e riam. – Oh! Oh! Oh! – ria o polvo. – Que! Que! Que! – ria o caranguejo. – Glu! Glu! Glu! – ria o peixe. Ah! Ah! Ah! – ria a menina.”

 

 

Biodiversidade na Praia das Avencas – Parede
.
Biodiversidade da Praia das Avencas

Há espaços que vale a pena visitar para usufruir harmoniosamente o que a natureza nos oferece.

Escolha um final de dia ou uma manhã, procurando horas de menor afluência e as horas da maré vazante para que possa, calmamente, observar toda a biodiversidade que a Praia das Avencas alberga. Entre muitas outras espécies, é fácil encontrar lapas, cracas, burriés, mexilhões, anémonas, camarões, caranguejos, estrelas-do-mar e os pequenos pilrito-das-praias (pequenas aves de uma tonalidade geral pálida, de bico e patas pretas) que se passeiam pelas areias da praia, ou nas rochas que formam poças de água. No verão, forma-se uma piscina natural, o “caldeirão” (como é conhecida) onde as crianças podem chapinhar entre tainhas e outros peixes.

Vida Marinha na Praia das Avencas – Parede

A praia das Avencas é considerada como Zona de Interesse Biofísico, sendo uma Área Marinha Protegida. É a segunda em Portugal, a primeira na região de Lisboa e também a primeira com gestão direta municipal, Câmara de Cascais. São cerca de 2 km de linha costeira e ¼ de milha náutica (cerca de 500 metros), situados entre as praias da Parede e S. Pedro do Estoril.   A praia deve o seu nome a uma planta – a Avenca – cuja espécie tem tradição de uso medicinal popular.

 

A Praia das Avencas acolhe um ecossistema diversificado, mas frágil e delicado

Para preservar este ecossistema há atividades que estão proibidas e que devem ser evitadas pelos seus utentes, como por exemplo: a pesca não autorizada, o pisoteio, a remoção de plantas  pois são necessárias à fixação do solo e, naturalmente, o lixo deitado ao longo desta zona.

Biodiversidade na Praia das Avencas – Parede

 

A este propósito, nunca é demasiado referir que todos temos de ser cuidadosos, ter práticas diárias amigas do ambiente, não deixar lixo nos espaços por onde passeamos e em especial reduzir ao mínimo o uso de plásticos. Já sabemos que os plásticos nas suas várias formas incluindo os microplásticos acabam por ir parar aos oceanos, são ingeridos pelos seres vivos e entram na cadeia alimentar, prejudicando diversos organismos, inclusive a nós humanos.

Já não podemos aceitar que o desconhecimento das normas de preservação do meio ambiente e respetivos limites, seja desculpa para não cuidar e ajudar na preservação deste importante ecossistema como de outros.

É urgente mudar os nossos hábitos para tornar o Planeta Terra um lugar melhor e mais saudável!

 

Praia das Avencas, Parede

 

Saiba mais e Participe num passeio interpretativo à Praia das Avencas.

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d