“Silêncio na Era do Ruído”

“Silêncio na Era do Ruído”, um livro a ler

Recentemente, li o livro de Erling Kagge – “Silêncio na Era do Ruído”. Um livro com uma escrita muito pessoal entre o meditativo e o prático, que nos envolve, nos prende a atenção com muita facilidade e nos leva a uma meditação que se prolonga muito para além da leitura. É um livro que recomendamos vivamente a todos os que buscam um crescimento interior e comprometido.

Erling Kagge, foi o primeiro homem a atingir, a pé, os “três polos–Polo Norte, Polo Sul e o Evereste”. Neste livro descreve os seus percursos pela Terra, as suas vivências e o encontro com o silêncio.

«Não se trata de virar as costas ao que nos rodeia, mas de ver o mundo de uma forma mais clara».

“Quando comecei a escrever o livro, estava a pensar no silêncio dos lugares sossegados. Mas depois fiquei mais interessado no silêncio interior, em nos conhecermos a nós próprios, em nos explorarmos a nós próprios. Esse silencio é diferente”.

Erling Kagge

divider-2461548__340

Nas páginas do livro

A experiência transmitida nas páginas deste livro fez-me parar para pensar sobre a importância do silêncio, principalmente nos dias de hoje que vivemos agitados, solicitados por inúmeros compromissos que nos chegam pelas várias vias que as tecnologias permitem, bombardeados com informações a todo o instante, perdidos no transito entre a casa o emprego e outros locais aos quais temos de nos deslocar, a que acrescem as responsabilidades familiares o tempo para os amigos pois somos seres sociais e, o tempo só para nós …

Com tanta agitação, é fácil esquecermo-nos da tarefa mais importante: cuidar de nós e explorar o nosso “eu” interior em harmonia com o que nos rodeia!

O mundo, em si mesmo, é dinâmico e, nós humanos, vivemos em constante transformação física e psíquica, atravessamos ciclos constituídos por crises económicas e financeiras. Como podemos aprender a chegar à tão desejada qualidade de vida, conseguindo a tranquilidade mesmo em meios e em tempos agitados em que vivemos?

Ficam aqui alguns excertos, para mim foram muito significativos, para que busque, aprenda e conheça a importância do silêncio. Começo por apresentar as três questões que são colocadas e que o podem guiar na sua reflexão:

  1. O que é o silêncio?
  2. Onde pode ser encontrado?
  3. Por que razão é mais importante do que nunca?

No livro, Erling Kagge, procura dar-nos as respostas com base na sua prática vivida.

Descreve as suas experiências enquanto explorador e aventureiro e fala-nos sobre a necessidade de estarmos em paz com nós próprios, da capacidade de nos interrogarmos que considera uma das formas mais puras de alegria, do luxo que é o silêncio um género de felicidade a que muita pouca gente tem acesso, de momentos que podem parecer eternidade, mas o mais importante “não é aquilo em que acredito, mas que cada um de nós descubra a sua própria vida.”

Silêncio

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d