Solidariedade e apelo à Paz – José Henrique Prado

Guerra, Ucrânia Paz

Solidariedade e apelo à Paz por José Henrique Prado, ceramista, que se junta a esta iniciativa com a peça:  At the border , e uma série de esculturas intitulada Ins.tan.te.

Estas peças têm associadas mensagens, sempre atuais, sobre a tomada de consciência, da sociedade e principalmente de quem tem o poder de decisão, sobre a tragédia humana dos migrantes em todo o mundo e das consequências devastadoras que as guerras têm sobre os humanos e sobre o planeta.

Apelo à paz JHP

 

At the border – Memória descritiva

“Esta peça tem um duplo sentido. Se por um lado representa as amarras de uma sociedade de informação que nos manipula a belo prazer de modo a fazer nossos os ideais com que pretendem manietar-nos, não é menos verdade que também foi inspirada na tragédia humana dos muitos migrantes em todo o mundo que se veem forçados a migrar em busca de quimeras de melhores dias.

Fantasia que os obriga a fugir dos seus lugares de (des)conforto, a guerra, a fome, a tirania e inúmeras formas de opressão.”

 

 

Guerra por JHP

Ins.tan.te.Memória descritiva

“Uma sequência de imagens de reportagens em vários pontos do planeta onde os conflitos armados são um “modo de vida” foram o mote para a concepção da série Ins.tan.te.

Estas esculturas são igualmente um grito de revolta contra o “dolce far niente” de quem detém o controlo sobre as armas.

Os trabalhos refletem os horrores da guerra. Mostram as consequências funestas que desertificam as urbes e despojam de vida e de esperança os seus habitantes.

Iniciadas em 2016, as esculturas apresentadas só foram terminadas em 2018.”

 

 

A arte desempenha um papel fundamental no contributo para uma sociedade mais culta, mais inclusiva e mais humana. Nos dias presentes em que assistimos a ações de guerra na Ucrânia com consequências tão devastadoras para a vida humana, Hucilluc, Aqui e Ali – Liga-nos ao que nos rodeia, promove uma iniciativa junto dos artistas para que a arte nas suas várias formas, seja um veículo transmissor de solidariedade e de apelo à PAZ. A paz tão desejada pelos que diretamente vivem a situação de guerra e por todos nós humanos que habitamos partilhando, por um período de tempo tão limitado, o mesmo e único planeta.

Conheça melhor a artista José Henrique Prado

Junte-se a este iniciativa de arte pela solidariedade e de apelo à PAZ.

Pela Ucrânia Apelo à PAZ

 

Um comentário em “Solidariedade e apelo à Paz – José Henrique Prado

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d