À Conversa com Fátima Magalhães

Fátima Magalhães, mulher, mãe e empresária de sucesso no mundo da moda e decoração de interiores.

Divide-se entre Suíça, Portugal e Angola, país que a viu nascer. A viver presentemente em Cascais onde também, está sediada a sua empresa Focuspremium.

Esta entrevista resulta do contacto privilegiado com a Fátima no seu ambiente familiar. Tive oportunidade de “assistir” ao lançamento da revista F Magazine número “zero”, um projeto que procede do profissionalismo que a caracteriza, do trabalho desenvolvido ao longo de largas horas de dedicação. Ressalta a atenção dada ao detalhe e ao conjunto de valores que a norteia, resultando uma revista ímpar no seu segmento.

A mulher que está na alma da revista, revela-se focada e empenhada na concretização dos seus sonhos, na conquista de um sucesso comprometido com uma vida ativa, saudável e feliz. Consideramos que esta é condição suficiente para uma conversa com a Fátima e para um desafio de partilha de ideias e experiências que possam inspirar quem pretenda criar o seu “lifestyle”, criar estilos de vida, vontades, experiências, seja na moda, na promoção da vida saudável, nas amizades, no trabalho, enfim em tudo o que se faz e que compõe a vida. Esta é a Força do Querer e o Poder da Atitude de mãos dadas, que nos liga, rumo ao sucesso que se traduz na realização pessoal e coletiva em toda a sua plenitude. Uma felicidade fabulosa que se vê espelhada no brilho dos olhos e no sorriso de quem concretiza sonhos.

Este testemunho é para si! Leia, leve e inspire-se.

Nós: Para uma breve e curtíssima apresentação gostaria de saber como se quer apresentar a quem não a conhece? Quer contar-nos um pouco o seu trajeto na área que abraçou?

Fátima: Profissionalmente, sou muito exigente e perfeccionista. Para mim o cliente está sempre em primero plano e, por isso, tenho de responder ao que ele pretende. Sou também muito detalhista, dou muita atenção ao pormenor. Pessoalmente, considero-me uma mulher de carácter forte, lutadora e verdadeira. E multitasking: sou empresária, esposa, filha e mãe. E ainda arranjo tempo para estar com os amigos.

Quanto ao trajeto, comecei pelo mundo da moda. Cursei Consultoria de Imagem e, devido à minha paixão pela área, abri e possui, durante alguns anos, várias lojas. Ao adquirir 12 anos de experiência como empresária e formação em Marketing Comercial, ganhei mais facilidade na interação com as pessoas.

Nós: A Fátima Magalhães, empresária de sucesso, é “owner” na Focuspremium. Que tipo de empresa é e que serviços oferece?

fatima - focus premium

Fátima: A Focuspremium é a empresa-mãe, a que tudo fez nascer. É uma empresa que fornece serviços em organização de eventos, produções de moda, design, produção de vídeo e imprensa, possuindo um parceiro de media exclusivo e premium, a F Magazine Luxury. Costumo dizer que na Focuspremium, somos parceiros de excelência na organização de qualquer tipo de evento, que ajuda na construção da imagem de uma marca ou empresa, no planeamento da respetiva divulgação e no delineamento de metas a atingir. Porque procuramos e desenvolvemos, sempre em parceria com o Cliente, a melhor forma de atingir os seus objetivos. E propomos-lhe os melhores recursos nas mais diversas áreas da nossa especialização.

Nós: Qual é o seu segredo do seu sucesso? A magia do sucesso que todos ambicionam acontece ou a Fátima faz acontecer?

Fátima: Acho que o meu segredo é acreditar, lutar pelos objetivos e não desistir nunca. E o sucesso não acontece por artes mágicas, mas por fazermos acontecer. Para se ter sucesso na vida há que sonhar e idealizar, sim, mas sermos perseverantes e otimistas, para se chegar à concretização.

fatima revistasNós: O ano 2015 foi muito importante para si. Surgiu a Revista de Lifestyle – F. Magazine Luxury. Sonho realizado? Como foi que tudo começou? Quando percebeu que era hora de se lançar neste projeto?

Fátima: O que me levou a criar a F Magazine Luxury foi, de uma certa forma, desenvolver uma revista com o objetivo de mostrar o meu trabalho em áreas diversificadas para um mercado em que me situo e revejo. Verifiquei que o segmento de luxo não era bem trabalhado editorialmente, praticamente inexistente, e vi aqui um projeto vencedor. Hoje, quase a fazer três anos, afirmo que valeu a pena e que a revista continua a singrar. Para além da venda direta em banca, em Portugal e Angola, a F Magazine Luxury também está presente em hotéis, spas e business lounges, a que chamamos Spots Premium, e também marca presença no meio online, com site próprio e através da sua app para IOS e Android.

Nós: Quais as áreas de interesse da F. Magazine Luxury?

Fátima: Focada num lifestyle premium e nas mais variadas áreas de interesse, a F Magazine Luxury destina-se a um público que valoriza a informação e as tendências com extrema exigência. As áreas vão da moda à beleza, sem esquecer destinos, gourmet, artigos de fundo e personalidades de destaque. A F Magazine Luxury procura destacar elementos fundamentais de um estilo de vida sofisticado.

Nós: De alguma forma pretende dar relevo ao que de bom existe e se faz em Portugal?

Fátima: Sempre. Em Portugal e Angola, tendo em conta o nosso segmento. Com uma distribuição seleta, a F Magazine Luxury foi criada para conduzir ambos os países ao intercâmbio cultural e comercial.

Nós: «F is for… Fundamental» é um título, um slogan, um genérico, aparece sempre associado à Revista. Qual o seu significado e o que representa?

Fátima: Em cada revista, “brinco” com o F, que vem de Focuspremium, no meu editorial. Já foi assim, como também “F is for… for the fabulous in you” ou “F is.. for the fantastic in all of us”. No fundo, procuro começar sempre de forma positiva e atribuir vários significados ao F, consoante as edições.

fatima all of you

Nós: O mundo da moda é a sua paixão, é com muita elegância e sempre de acordo com as últimas tendências que a sua imagem pessoal se apresenta. Há algum segredo para um estilo perfeito? Quando se diz “vestir bem”, é correta a definição?

Fátima: Penso que mais do que vestir bem é sentir-se bem com o que se veste. A imagem pessoal que projetamos é resultado do impacto visual que criamos nos primeiros 3 segundos ao travarmos conhecimento. Mas não há segredo, há apenas um cuidado no cuidar da aparência e da nossa maneira de nos apresentarmos. E, claro, há que ter em atenção as tendências, mas sempre adaptando-as para a nossa condição.

Nós: Cada vez mais o peso da imagem pessoal é de extrema importância, logo uma área de negócio a explorar. Foi essa a razão principal para entrar no mundo da moda?

Fátima: Para mim, estar na moda é sentir-me bem com o que uso e não propriamente porque está nos tops da tendência. Gosto de fazer misturas e não me considero uma fashion victim. Como se diz, “os gostos não se discutem, toleram-se”. Porém, claro, que há uma área de negócio aqui. Em termos de valorização pessoal. A Focuspremium também pode ajudar nesse campo. Sou apologista do aconselhamento de imagem, tanto a nível pessoal, como profissional. Considero que vale a pena investir na imagem pessoal e empresarial para se atingir maior sucesso no mundo em que vivemos.

Nós: Como “owner” de uma revista que fala do universo da moda e como ano novo, tendências novas, podemos perguntar quais as tendências imperdíveis para 2018? Ou quais são ”os must” para esta Primavera/Verão/2018?

Fátima: Bom, para isso, têm que comprar a próxima edição, que sai já em abril…

Nós: Estilo, elegância, sensualidade, romantismo, inspiração glamorosa fazem parte do seu quotidiano. O que diria às mulheres para criarem o seu estilo próprio e serem sofisticadas? Estilos perfeitos existem?

Fátima: O conselho que deixo a todas as mulheres é: não comprem por impulso ou apenas porque está na moda, mas sim porque vos fica realmente bem e se sentem bem com isso. Não existem estilos perfeitos, mas um bom look, usado com atitude, faz toda a diferença. Portanto, a elegância e sofisticação têm muito haver com o carácter, com a atitude. Não é preciso ter muito dinheiro para se ser elegante, assim como acho que para vestir bem, não é necessário usar marcas caras. Concluindo, para se ter um bom estilo, deve-se usar roupa que assente bem, no tamanho e alinhamento certos. Saber usar o que combina com o corpo. Mas ter atitude é a chave.

Nós: Sei que tem raízes angolanas e uma relação muito forte com Angola. A sua condição de luso-Angolana está patente na sua área de negócio. É a paixão por estes dois países que a move?

Fátima: Claro que sim! Nasci em Angola, mas também cresci em Portugal. Fui criada aqui, fiz a escola primária em Portugal e o meu pai é português. Por isso, tenho uma forte ligação com ambos. Até costumo dizer que tenho dois países de origem.

Nós: Uma das suas citações favoritas de Che Guevara “Sonha e serás livre de espírito … luta e serás livre na vida”. Em que medida esta frase se aplica a si dada a sua relevância.

Fátima: Essa citação remete-me para uma outra, de Pessoa: “O Homem sonha e a obra nasce”. Tal como disse anteriormente, para se atingir sucesso na vida há, primeiro, que sonhar e idealizar, sim, mas depois “arregaçar as mangas” e ir à luta. Fazer as ideias acontecerem. Particularmente, o meu sucesso deve-se graças à forma como encaro a vida, mantendo o espírito sempre aberto e jovem.

fatima-f-is-fantastic-time1-e1520604952374.jpg

Nós: Qual é o diferencial da empresa e da F. Magazine Luxury, que as torna competitivas?

Fátima: Não há qualquer tipo de competitividade. A F Magazine Luxury é um “braço” da Focuspremium. No fundo, é mais uma área de atuação da empresa. Uma forma de criar uma maior envolvência com os seus Clientes.

Nós: Se tivesse de abrir hoje a empresa o que faria diferente?

Fátima: Exatamente o mesmo, só que ainda mais focada, com a experiência adquirida. Tenho orgulho naquilo que construí.

Nós: Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem e nunca foi feita?

Fátima: Sendo uma mulher empreendedora, tem algum projeto que ainda gostasse de fazer?

Nós: O que consta na sua lista de desejos?

Fátima: Quality time! Penso que o luxo de hoje em dia é ter mais tempo para aquilo de que gostamos, de passar mais tempo com quem realmente nos acrescenta. Sejam a família ou os amigos.

Nós: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Na sua página de Facebook escreveu esta citação. Trabalha por e com paixão, esta é a razão do seu sucesso?

Fátima: Sem dúvida! E por isso, partilhei esse pensamento. Quando se faz aquilo de que nós gostamos, tudo flui. A minha experiência e envolvimento no “projeto revistas”, que sempre me apaixonou, deu-me abertura para projetar uma revista minha sem igual. E como gosto muito do que faço, sou uma pessoa alegre e levo a vida a brincar no limite certo.

Fatima 1

Para terminar, o nosso agradecimento a esta mulher de sucesso pela partilha e sugerimos que faça como a Fátima Magalhães – Acredite no seu potencial, brilhe e faça valer a pena cada minuto da sua vida!

Para saber mais novidades ficam aqui os links de Focuspremium e F.Magazine Luxury

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d