Bolo de água Hucilluc

As atribulações de um fim-de-semana entre o supermercado e a cozinha.

Hoje fui ao supermercado fazer as compras para a semana. Como gosto de ter ovos em casa para, em qualquer eventualidade, servirem para preparar uma refeição rápida, comprei uma caixa de 6 ovos do campo.

Estava a retirar as compras dos sacos para arrumar nos devidos lugares, quando deixo cair a caixa dos ovos. 2 ovos ficaram completamente partidos no chão e os outros 4 com algumas rachadelas. Já que assim foi, apanhei os ovos estalados e, com os 4 ovos, fiz um bolo. Lembrei-me da receita de Bolo de Água que, desde sempre, recordo ser feita na minha casa. Durante a semana comprarei mais ovos para outras ocasiões.

Aqui fica a nossa receita de um bolo muito simples, fofo e delicioso para acompanhar com o seu chá da tarde, simples ou coberto com molho de laranja como que vamos indicar.

Se a vida a presentear com limões, aproveite e faça uma limonada fresca à qual junta umas folhas de hortelã.

 

Bolo de água à Hucilluc
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 3 chávenas farinha de trigo com fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 6 colheres de sopa de água
  • 2 laranjas. Meia laranja será utilizada para o bolo e a restante para o molho.
  • Manteiga para barrar a forma.

Numa tijela, batem-se muito bem as gemas com o açúcar. Junta-se a farinha misturada com o fermento, alternando com a água e batendo bem. Mistura-se a raspa de ½ laranja e o sumo da mesma. À parte, batem-se as claras em castelo (use uma pitada de sal para ficarem mais firmes). Misture com cuidado as claras batidas em castelo.

Untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha e colocar no forno previamente aquecido a 180 ºC cerca de 30 minutos. Antes de retirar do forno espete, no centro do bolo, um palito, se sair seco está pronto.

Molho de laranja

Enquanto o bolo coze no forno, prepare o molho de laranja.

 

 

 

Num pequeno tacho coloque 1 chávena de chá de açúcar e outra de água. Com o ralador fino, rale a casca (apenas o vidrado) das laranjas e esprema o sumo. Leve ao lume a ferver enquanto cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva numa taça.

Na mesa coloque o bolo e o molho de laranja. Os mais gulosos quando partirem a sua fatia e a colocarem no prato podem cobri-la com uma colherada de molho de laranja.

Também pode gostar

2 comentários

  1. Nham nham… a esta hora já está a dar a larica.
    Tem muito bom aspecto.
    Uma situação infeliz tornou-se numa situação feliz 😊. Não se desperdiça nada.

    Beijinhos
    Os Piruças

    1. Há memórias de sabores e cheiros que ficam para sempre gravadas. Por vezes surgem tão nítidas que nos levam a fazer algo que acaba por nos dar prazer. É por demais importante cultivar o convívio familiar ou de amigos, por forma a gravar na memória de todos, momentos que ficam para sempre. Obrigada por nos acompanhar

Deixar uma resposta