Feijoada de Seitan à Hucilluc

Alimentação saudável é necessária

Como é fácil fazer uma alimentação saudável! Mas nem sempre nos lembramos disso, confesso que nem sempre fui cuidadosa com a minha alimentação e por vezes fui até relutante em experimentar coisas novas.

Mas a idade tudo ensina e este verão numa “visita” ao hospital por causa de uma intensa dor na zona lombar que me impedia os movimentos foi-me diagnosticada a diabetes, que como sabem é uma doença crónica por insuficiência de insulina, a glicose permanece no sangue e pode causar danos em muitos tecidos do organismo. Na verdade tive todos os sintomas mas não lhes dei a importância devida, a saber: urinar em grande quantidade e mais vezes, sede constante e imensa, boca seca, fome constante, cansaço e visão turva.

Tudo se conjugava para aderir às recomendações dos médicos e fazer uma dieta equilibrada, variada e completa: não ingerir gorduras saturadas – fritos, queijo, manteiga optar por gorduras monoinsaturadas (azeite) e polinsaturadas (salmão e cavala), reduzir a ingestão de sal, fibras, como por exemplo, pão de mistura ou centeio, lentilhas, aveia, ervilhas, grão entre outros, frutas (3 a 5 porções de frutas) e legumes, 1,5 a 2 litros de água por dia e cerca de 150 minutos de exercício físico por semana.

Almoço buffet vegetariano

A minha filha e o meu marido sendo adeptos de uma alimentação saudável convidaram-me para um almoço buffet vegetariano. Finalmente comi seitan, tipo jardineira, com legumes. Não desgostei mas faltava o meu tempero, a minha mão e assim decidi recriar e fazer uma feijoada de seitan, porque não?! Receita muito simples de fazer e em jeito de agradecimento às minhas amigas, que me deram muita força e muitos mimos Aqui e Ali fica a receita da Feijoada de Seitan à Hucilluc!

Imagem do site do Celeiro em: https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/seitan

Ingredientes:

  • 250g de seitan
  • 1 couve coração
  • 2 nabos
  • 1 lata de feijão branco
  • 1 lata de tomate pelado
  • 2 copos vinho branco
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alhos
  • Caril q.b.
  • Louro, sal, pimenta preta moída, piripiri q.b.
  • Salsa ou coentros picados

Preparação:

Cortar o seitan às tiras, temperar com sal, caril, pimenta, regar com um copo de vinho branco e deixar a marinar cerca de 30 minutos.

Fazer um refogado em azeite com cebola e alho. Quando a cebola se apresentar macia e transparente acrescenta-se o tomate, louro e por fim o copo de vinho branco. Temperar a gosto com sal, pimenta e piripiri. Adicionar o feijão branco e deixar refogar em lume brando. Entretanto enquanto a couve coração e os nabos estão a cozer frita-se o seitan num fio de azeite, vão-se virando as tiras até ficarem douradinhas e finalmente acrescenta-se a marinada, deixar apurar e juntar à feijoada.

De seguida colocar as couves cozidas, os nabos cortados aos quadradinhos e uma concha da água das couves à mistura e envolver bem. Fica a apurar um bocadinho e retifica-se os temperos. Retirar do lume e adicionar salsa picada ou coentros e depois é comer e chorar por mais.

Acompanhei com beterraba e rebentos de feijão mongu de vinagrete  fresquinhos.

Espero que gostem desta aventura na cozinha e se atrevam a fazer mesmo com outros ingredientes (courgete, chuchu…), os que tiverem na dispensa ou no frigorífico. A imaginação essa é sua, introduza o seitan na sua alimentação diária e sinta os seus benefícios.

Mas o que é o Seitan? 

É a partir do trigo que se fabrica o seitan. É um ótimo substituto da carne. É rico em proteínas, possui um teor baixo em gorduras (sem gorduras saturadas nem colesterol). Possui ainda algumas vitaminas e minerais. Atenção: os celíacos não o devem ingerir, já que não toleram o glúten.

Bom apetite!

Também pode gostar

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *