Joana Teixeira e “The therapist”

Vamos crescer partilhando, inspirar vidas e ser felizes com o que fazemos! Aqui ficam as palavras escritas de Joana Teixeira, criadora do “The Therapist” – que surge “da vontade de mudança, de ajudar quem nos visita, de deixar o mundo um sítio melhor do que o que encontrámos quando aqui chegámos.

“A palavra é algo muito forte e que fica para sempre gravada, por isso, tenta sempre utilizá-la para o bem.”

 

img_7192.jpg

 

Nós: Quem é a mulher Joana Teixeira que está à frente dos desígnios da marca The Therapist?  Como surgiu o The Therapist? Qual o conceito que está subjacente?

Joana Teixeira: A Joana é mulher como tantas outras, casada, com um menino de 2 anos de idade, que largou a sua carreira em gestão de marcas de grandes multinacionais para criar um espaço de bem-estar que alia a alimentação, as terapias  e o conhecimento num só local. Esta mudança de vida aconteceu após questões de saúde relacionadas com a pele, cuja solução apenas foi encontrada na medicina tradicional chinesa aliada à terapia quântica numa vertente mais emocional, assim como uma mudança alimentar e de estilo de vida. Os últimos 8 anos foram dedicados a pensar neste projecto ao detalhe, o The Therapist, e há pouco mais de 1 ano surgiu a oportunidade de lhe dar vida, aqui na LxFactory.

IMG_7227

 

Nós: A visão oriental do conceito de saúde valoriza o sentimento positivo, de harmonia e de bem-estar.  Pode-se afirmar que este projeto bebe muito desta filosofia, da importância em encontrar o equilíbrio entre – físico, mental, espiritual e energético – mente sã corpo são?

Joana Teixeira: Eu acredito que acima de tudo a mente tem de estar sã e o resto vem por acréscimo. Tendemos a procurar muito o ideal da perfeição, principalmente nós mulheres, temos ideais da mulher perfeita, carinhosa, profissional, boa mãe, que faz desporto, que se alimenta bem, que anda sempre impecável e, na maioria das vezes, isso não existe. E está tudo bem! Acima de tudo acredito que a nossa mente deve estar bem e para isso, o que é importante para mim, pode não ser para outra pessoa. O fundamental será sempre percebermos o que nos faz bem e perseguir isso, seja só estar rodeado de amigos e família, ter uma boa alimentação ou estar presente aqui e no agora. E nós queremos ser um contributo para esse bem-estar mental.

O objectivo deste projecto é acima de tudo dar as ferramentas para que as pessoas possam estar bem através das vertentes que consideramos importantes (para nós): a alimentação saudável, as terapias e o conhecimento.

 

Nós: As pessoas cada vez estão mais abertas e começam já a recorrer às Medicinas Complementares ditas alternativas, essa terá sido a razão principal, para se lançar neste projeto?

Joana Teixeira: Não. Quando o projecto começou a ser pensado, há cerca de 8 anos, estas medicinas não convencionais ainda eram pouco conhecidas e os espaços que existiam na altura apenas se  dedicavam a um tipo de terapia, ou a uma vertente. Este projecto surge mesmo para ser um dos contribuidores para esta abertura e crescimento das terapias não convencionais e da alimentação saudável.

IMG_2738

Nós: Quando abriu a “The Therapist” tinha a noção perfeita do que pretendia, iniciou com todas as atividades atuais ou foram crescendo à medida das necessidades e da procura?

Joana Teixeira: Quando abrimos tínhamos perfeita noção do que queríamos, mas este ano tem realmente sido um ano de grande aprendizagem. Por exemplo, nunca pensámos que o nosso restaurante teria tamanho sucesso. Sempre pensámos que seria apenas uma cafetaria de apoio às terapias e acabou por se revelar uma vertente fundamental deste projecto, tanto que já tivemos de ampliar a zona de mesas para conseguir servir mais pessoas que nos procuram todos os dias para usufruírem de uma refeição saudável, sem açúcares refinados nem lacticínios mas com um sabor incrível. É um projecto que cresce com as pessoas: quem trabalha aqui no espaço e quem nos visita. Não é um projecto estanque, vai crescendo e aprendendo com as pessoas e vai evoluindo também. As terapias que temos actualmente são aquelas com que começamos à excepção da Terapia de Gengibre e a Nutrição Funcional.

IMG_2796

Nós: Afirmação vossa, The Therapist School é uma escola da vida. Porquê? Quais os cursos, workshops que se ministram na vossa escola? São muito requisitados? Tem algum agendado neste momento?

Joana Teixeira: É uma escola da vida porque nos ensina tudo o que não nos ensinaram na escola tradicional e que consideramos de extrema importância para os dias de hoje. Isto pode ir desde alimentação saudável, a mindfullness, a gestão de finanças, relações pessoais, arranjos caseiros,.. O céu é o limite! Neste momento estamos a trabalhar num formato de curso com vários módulos lecionado por pessoas de referência em cada área que iremos lançar no regresso à escola depois do Verão.

IMG_7366

Nós: O que é o vosso Ambulatório? Que tipo de consultas oferecem?

Joana Teixeira: O Ambulatório foi o nome inicial que demos ao nosso restaurante por ser a zona onde as pessoas iriam esperar e recuperar das consultas. A terapia acaba por ser a refeição saudável e saborosa que servimos no nosso restaurante.

Nós: Que tipo de terapias proporcionam aos vossos clientes? E o que são?

Joana Teixeira: Vejam no nosso website www.thetherapist.pt todas as nossas terapias que temos e descrição.

IMG_7196

 

Nós: O que é um restaurante flexitariano biológico? Porque seguem esta linha na alimentação?

Joana Teixeira: Seguimos a linha flexitariana na alimentação e em tudo. Acreditamos que a vida é para ser vivida sem fundamentalismos e refletimos isso em tudo o que fazemos no nosso espaço. Temos também muitas famílias que nos visitam com escolhas alimentares diferentes, por exemplo, o pai come peixe mas a mãe é vegetariana e queremos ter opções para todos os membros da Alimentação família. Temos sempre opções vegan, vegetarianas e uma de peixe. Temos também opções sem glúten, por exemplo. O que realmente não servimos são produtos com açúcar refinado nem lacticínios, porque queremos que as pessoas conheçam uma alimentação diferente e que percebam que é possível fazer sobremesas deliciosas, como o nosso tão conhecido bolo de cacau, sem qualquer açúcar nem leite.

IMG_2774

Nós: Pode apresentar um pouco o vosso Menu, a vossa ementa? Por exemplo o que é uma sobremesa literalmente terapêutica?

Joana Teixeira: O nosso menu de almoço muda todos os dias consoante os produtos da época e o tipo de alimentação que se deve fazer em cada estação. As sobremesas também estão sempre a mudar, excepto o nosso bolo de cacau que temos sempre de ter disponível senão os nossos clientes habituais chateiam-se! Podem aceder ao menu completo na nossa página de facebook. https://www.facebook.com/TherapiLx/menu/

IMG_7232

Nós: O que é a Biblioterapia? Fazem leituras orientadas para o bem-estar?

Joana Teixeira: A biblioterapia é o processo terapêutico que se realiza através da orientação e prescrição de leituras, tendo como principal objetivo restabelecer na pessoa os estados de equilíbrio, harmonia e motivação. Atuando nas mais diversas áreas do desenvolvimento humano, as sessões de biblioterapia fornecem técnicas e ferramentas para que o participante resgate o seu potencial e ultrapasse os obstáculos que o estão a impedir de atingir a sua felicidade e o seu sucesso. Cada sessão é orientada para o paciente em questão e a sua patologia.

 

Nós: Pode deixar uma pequena receita que suscite água na boca aos nossos clientes e o desejo de aprender a fazer bem e a comer saudável?

Joana Teixeira: Todos os meses publicamos uma receita nossa na nossa página de instagram. É uma questão de a irem seguindo! Temos por exemplo esta que é uma das nossas melhores sopas: https://www.instagram.com/p/Be2xJUOBQsu/?taken-by=thetherapistlx

 

Nós: Deixe-nos um desafio ou mensagem sobre algo que esteja ao alcance de cada um de nós fazer, como contributo para um mundo melhor.

Joana Teixeira: Eu tenho uma frase de Don Miguel Ruiz que me acompanha sempre e tento pôr em prática todos os dias – “be impeccable with your word” – ou seja, sê sempre irrepreensível naquilo que dizes. Se tens algo a dizer que sabes que não vai ser um contributo positivo para o mundo ou para quem o estás a dizer, guarda para ti. A palavra é algo muito forte e que fica para sempre gravada, por isso, tenta sempre utilizá-la para o bem.

IMG_7191

A porta está aberta, atreva-se a entrar! Vai adorar

Também pode gostar

Sem comentários

  1. I blog frequently and I seriously thank you for your information. This great article
    has really peaked my interest. I’m going to bookmark
    your blog and keep checking for new details about once per week.
    I subscribed to your Feed too.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *