Nelson Mandela, um vencedor!

Publicidade

Nelson Mandela nasceu a 18 de julho de 1918. Todos os anos é relembrado este dia, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por ter sido um vencedor! 

Os seus valores foram importantes para a humanidade. As suas vivências e experiências de vida emanam valores únicos e humanos, que ainda perpetuam na atualidade.

Eis algumas das frases inspiradoras do vencedor Nelson Mandela:

♦ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

♦ A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação.

♦ Como eu disse, a primeira coisa é ser honesto consigo mesmo. Você nunca pode ter um impacto na sociedade se você não mudou a si mesmo. Grandes pacificadores são pessoas íntegras, honestas, mas humildes.

♦ Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo  onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero.

♦ Os tolos se multiplicam quando os sábios ficam em silêncio.

♦ Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, pela sua origem ou ainda pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam de aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

♦ Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou aprendo!

♦ O bravo não é quem sente medo, é quem o vence.

♦ Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele.

♦ Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros.

♦ Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de si. E à medida que deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

♦ Tal como a escravidão e o apartheid, a pobreza não é natural. É feita pelo homem e pode ser ultrapassada e erradicada pelas ações de seres humanos.

♦ Perigos e dificuldade não nos travaram no passado e não nos assustarão agora, mas devemos preparar-nos para eles, como homens determinados quanto ao que pretendem e que não perdem tempo com conversas vãs e inação.

Sempre parece impossível, até que seja feito.

♦ Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.

♦ Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.

Eu sou o capitão da minha alma.

Não perdoamos, mas não esquecemos.

♦ Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo.

♦ A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.

♦ Se  quer fazer as pazes com o seu inimigo, tem que trabalhar com ele. Em seguida, ele irá tornar-se seu parceiro.

Lidere pelas costas e deixe os outros acreditarem que estão na frente.

♦ Quando a água começa a ferver é tolice desligar o fogo.

♦ Nenhum poder na Terra é capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar a sua liberdade.

♦ Quando é negado a um homem o direito de viver a vida que acredita, ele não tem escolha, a não ser se tornar um fora da lei.

♦ Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros.

♦ Se falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

♦ Devemos aos nossos filhos – os cidadãos mais vulneráveis de qualquer sociedade – uma vida livre de violência e medo.

Fotografias de Pixabay

Também pode gostar

Leave a Reply