Os humanos as cidades e a arte

A humanização pela arte
Publicidade

Os humanos, as cidades e a arte, pois a arte desempenha uma influência positiva na vida quotidiana das pessoas.

As inúmeras manifestações de arte, algumas das quais aqui se encontram muito bem representadas pelas obras de artistas nossos entrevistados, são um dom resultantes da visões e experiências de vida de cada criador/artista. É neste contexto que convidamos os nossos leitores a apreciarem as obras que aqui publicamos, refletindo na importância da arte nas suas vidas. Para isso sugerimos um conjunto de temas que podem guiá-lo na sua reflexão:

  • A arte proporciona-nos um entendimento de mundo mais amplo.
  • É um meio de comunicação entre as pessoas e os povos.
  • O artista leva-nos a ver aquilo que, muitas vezes, escapa ao nosso olhar.
  • Nas obras dos artistas há certo estilo de época marcado por fatos que tocam a sensibilidade do artista.
  • O artista pode provocar a nossa capacidade para uma visão crítica sobre um determinado tema.
  • A arte dá suporte a um melhor entendimento da vida e das nossas ações enquanto seres pensantes. É fundamental para construirmos a nossa própria identidade.
  • É inegável a importância social da arte como meio integrador de diversas culturas.

 

Sob o tema “os humanos as cidades e a arte” sugerimos alguns artistas cujas obras e entrevistas pode consultar a partir deste artigo.

Lena Poinha

“… a Arte representa o belo e segundo o meu entender belo é a Natureza, o Homem-Mulher na sua essência.  Portanto, a minha inspiração volta-se para tudo o que é belo ao meu olhar – pode ser um pôr ou nascer do dia, o olhar de uma criança ou de um animal.  O que me inspira é o que me toca a alma e os sentidos.”

 

A humanização das cidades pela arte

 

 

 

 

Maria Seruya

Velhas Bonitonas – “Cada Velha que faço torna a minha vida mais clara, mais cheia, mais leve, mais intensa, com mais cor, com mais equilíbrio, ou liberta a minha dor. Não são necessariamente auto-retratos, são energias que vêm do meu interior e também do exterior, mas que adquirem a sua própria e única identidade em cada uma delas.”

 

 

Martinho Costa

“Uma imagem pintada ganha uma dimensão diferente. É filtrada pelo corpo do pintor. Obedece a uma respiração que comanda a interpretação dessas imagens. Desta forma deixa o vínculo documental do real instantâneo para se transformar noutra coisa. Numa representação no interior da qual o tempo é suspenso. Um conjunto de marcas pintadas uma realidade própria.”

 

Santiago Belacqua

“As pessoas são a minha fonte de inspiração, o diálogo com elas, os sentimentos que transmitem, os seus anseios, as lágrimas e a esperança…a fé.”

a arte e os humanos nas cidades
Fernando Pessoa

 

 

Duarte Burnay

“A arte urbana em Lisboa é uma mais valia para dar valor e distinção à cidade, proporcionando a sensação de um espaço em constante evolução, contemporâneo e moderno.”

Mural de autoria de Duarte Burnay - os humanos e a arte nas cidades
Mural de autoria de Duarte Burnay

 

 

 

Cláudia Ferro

“Pode parecer um paradoxo, mas o “peso” emocional das problemáticas pessoais e sociais com as quais me tenho confrontado ao longo de mais de vinte anos (e que compõem um lado “mais escuro” da vida/da pessoa) impeliram-me para procurar/desenhar/pintar uma “realidade alternativa”, mais onírica, mais pacífica, mais hedonista, mais colorida, onde o lado positivo da vida e das pessoas pudesse estar refletido e refletir-se no olhar de quem observa a obra.”

 

Cláudia Ferro os humanos, as cidades e a arte

 

Alcida Morais

“Quando estou a executar algum trabalho, o Mundo para. Não existe tempo e, desde que o resultado final vá de encontro à minha alma, qualquer obra é minha, é individual, é especial. Quando concluo um trabalho que gosto, ponho-o num local de passagem, bem visível e passo horas a “namorar”com ele.”

 

Animais - manifestação de arte

 

 

os humanos e a arte

 

 

 

 

 

Sugerimos que leia as entrevistas aos artistas aqui referidos, nos links abaixo indicados.

Esteja atento, pois brevemente iremos propor-lhe outra viagem por outros mundos.

Os nossos parabéns e o nosso obrigado aos artistas

 

Os artistas nossos entrevistados que reunimos em torno do tema “os humanos as cidades e a arte“.

À Conversa com Lena Poinha, artista plástica

As “Velhas Bonitonas” de Maria Seruya

À conversa com Martinho Costa … Artista Plástico

À conversa com Santiago Belacqua, artista plástico

À conversa com Duarte Burnay, artista plástico

Cláudia Ferro – Artista Plástica

À Conversa com Alcida Morais, artista plástica

 

Também pode gostar

Leave a Reply