O fumeiro!

Produtos regionais e artesanais

Numa manhã de Inverno, no norte do nosso país, procurámos por umas alheiras da terra. Queríamos produtos regionais e artesanais. E experimentar uma nova sensação de sabores feitos pelas pessoas com carinho e gosto em servir os outros.

 

O local do fumeiro

Encontrámos uma senhora tão carinhosa que nos mostrou o local do fumeiro. Fiquei espantada pela obra de arte de cada peça. Sabia que era um espaço acolhedor onde o calor que se sentia junto à lareira me fazia permanecer e ouvir as palavras sábias de quem trabalha diariamente na sua casa.

Após a nossa compra de quinze alheiras, mais salpicão e chouriços fomos convidados a comer uma alheira, um pedaço de entrecosto e chouriço naquele fumeiro típico. Saímos com o estômago composto e o coração grato pela generosidade e simplicidade daquela senhora.

O acompanhamento com pão foi a nossa refeição! Parecia que estava em casa com uma avó que cuidava de mim. Ela explicava-me a sua obra e dava muita atenção à minha degustação, feliz por me ver comer com prazer.

 

Bina – Cozinha Regional

Foi um momento memorável na Bina – Cozinha Regional em Vimioso, é muito bom constatar que as tradições mais genuínas perduram  nos dias de hoje.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d