Pataniscas de bacalhau e grão

Pataniscas de bacalhau e grão no prato

Pataniscas de bacalhau e grão é mais uma, das mil e uma maneiras de cozinhar o bacalhau.

Um prato tradicional português é o “bacalhau com todos”. Em muitas regiões do país é um prato típico servido no jantar de consoada. Uma posta de bacalhau de qualidade acompanhada de grão, batatas, ovo e couve ou outras hortaliças tudo cozido, bem temperado de alho, cebola e salsa picados e regado com um azeite de qualidade é um prato delicioso e saudável. Habitualmente, ponho a cozer o bacalhau numa panela com água a que junto uma boa rodela de cebola, um ou dois dentes de alho descascado e uma folha de louro. Se utilizar grão em frasco, quando o bacalhau começa a ferver junto o grão escorrido para que ganhe sabor.

Hoje fizemos para o almoço este tradicional prato de bacalhau, mas sobrou grão, uma batata e bacalhau. Ainda bem que sobrou, pois, umas pataniscas no forno feitas com as sobras do almoço, acompanhadas de um arroz de tomate malandrinho e de uma boa salada dão uma excelente refeição para um jantar mais ligeiro, como lhe vamos ensinar.

Pataniscas de bacalhau e grão

  • O bacalhau, grão e batata que sobrou do almoço.
  • Um ovo
  • Cebola, alho, um bom ramo de salsa e pimenta preta.
  • Pão, de boa qualidade ralado, usei pão alentejano.

 

Corte o pão em pequenos pedaços e deite na trituradora. Triture até ficar um pão ralado grosso. Coloque numa tijela ou prato fundo para depois passar as pataniscas. Se preferir pode utilizar pão ralado já preparado à venda nos supermercados.

Prepare os outros ingredientes: retire todas as espinhas e alguma pele do bacalhau e lasque em pedaços pequenos. Corte uma boa rodela de cebola aos pedaços. Descasque e corte o dente de alho. Lave a salsa e corte aos pedaços. Na trituradora triture todos os ingredientes, o grão a batata a cebola o alho e a salsa. Deite numa tijela.

Junte o ovo ligeiramente batido, misturando bem na massa e tempere com um pouco de pimenta, de preferência moída na altura, se necessário, retifique o sal.

Massa das pataniscas de bacalhau e grão

Pré-aqueça o forno, ligando a resistência inferior, mas deixando o suporte para tabuleiros numa posição mais superior.

Com a ajuda de uma colher faça pequenas pataniscas que passa no pão ralado. Coloque num tabuleiro bem untado com azeite. Leve ao forno, cerca de 15 minutos na parte inferior do forno e 15 minutos no suporte superior ligando a resistência superior. Quando estiverem douradinhas, e o cheiro agradável se espalhar pela cozinha estão prontas.

Pataniscas de bacalhau e grão cozinhadas

Acompanhe com um arroz de tomate malandrinho e de uma boa salada que pode ser de alface, umas folhas de rúcula e de espinafres baby, uma maçã e laranja cortadas em pequenos cubos, temperada a seu gosto.

 

Nota: Se os fritos não lhe fazem mal, em vez de colocar no forno pode fritar as pataniscas.

 

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d