À conversa com Lourenço de Azevedo – Regenerar

Lourenço e Marta

À conversa com Lourenço de Azevedo sobre “Regenerar”, somos desafiados a seguir hábitos de vida em harmonia com os ciclos da natureza. Quer erradicar um habito menos saudável e alcançar o essencial numa vida sustentável? Aceite os conselhos de Lourenço de Azevedo, pois quebrar hábitos arreigados, recuperar de desequilíbrios antigos de relações traumáticas, de um dia para o outro, pode não ser o melhor caminho.

 

Dependendo dos níveis de energia de cada um, a sugestão é que se comece com um pequeno passo no sentido do que deseja. É importante mudar, mas não mudar rápido demais. Cada vez que os hábitos falham, voltar aos mesmos sem qualquer ressentimento ou expectativa.

Esquecemo-nos com frequência de como aprendemos a andar, caímos e caímos e caímos até estarmos de pé.

 

Em que consiste o projeto Regenerar?

Este projecto resulta da nossa experiência adquirida no desenvolvimento de um modelo dedicado à criação de sustentabilidade pessoal, utilizando conceitos universais que se baseiam na alimentação, nos hábitos de vida e nas práticas de movimento.

 

Conte-nos a história que o levou a criar o projeto Regenerar.

O projecto Regenerar surge em 2015, e reúne mais de 20 amos de experiência de aulas e de consultas por parte de mim e da Marta Ribeiro. Este projecto começou com cursos mensais presenciais e consultas. Foi crescendo e adaptando-se gradualmente às necessidades dos nossos alunos. Neste momento, desde o início da pandemia, estamos maioritariamente online, mas motivados pois estamos a utilizar em pleno esta nova possibilidade que, para nós, encerra um grande potencial.

Lourenço Azevedo e a natureza
“… criar mais consciência e energia para transformar estes hábitos em algo mais nutritivo e prático para a vida de cada um.”
De que forma o projeto Regenerar contribui para mudar comportamentos e práticas de vida para um modo saudável, equilibrado e em harmonia com o ambiente e tudo o que nos rodeia?

A pergunta que colocamos a quem nos procura é quais são as estruturas de alta manutenção que estão presentes nas suas vidas. Estas estruturas são aquelas que são identificadas como estruturas que nos drenam energia. Trabalho, relacionamentos, hábitos menos saudáveis. etc.

A nossa proposta procura, a partir dos hábitos de vida, culinária e movimento, criar mais consciência e energia para transformar estes hábitos em algo mais nutritivo e prático para a vida de cada um.

 

Atingir o bem-estar e a paz interior quando temos tantos estímulos exteriores que nos provocam inquietação, não é fácil. Que práticas aconselha para caminharmos na direção dessa paz interior?

É comum observar que existe vontade e, frequentemente, um saber no que deve ser feito para criar um estado mais saudável e equilibrado. Mas, com frequência, não existe energia e atenção necessária ao que é essencial na vida que queremos ter e que seja mais sustentável.

A recuperação desta “Casa pessoal” requer uma avaliação individual e um percurso passo a passo para recuperação de tesouro que é a nossa energia vital.

Retiro na natureza
“Alinhar com a nossa natureza com a natureza é, para nós, um passo importante e que pode mudar todos os outros factores.”
Que vertentes são abordadas no vosso programa de regeneração pessoal?

O tema que reúne todos outros e que para nós é central, é o viver de acordo com as estações do ano.

Cada estação exige questões específicas como sono, alimentação, movimentos que se procura que sejam contextuais à medida que este curso vai decorrendo.

Alinhar com a nossa natureza com a natureza é, para nós, um passo importante e que pode mudar todos os outros factores.

 

Fale-nos um pouco dos cursos que têm disponíveis, como funcionam e como, os interessados, podem participar.

Desde o confinamento temos apenas aulas no formato online, embora estejamos lentamente a começar a aceitar convites para leccionar aulas presenciais. No nosso site em https://regenerar.pt, pode encontrar a nossa agenda que promove todos os meses 10 sessões de práticas de movimento, uma aula de culinária e uma palestra sobre hábitos de vida, onde acompanhamos as estações do ano e são partilhados hábitos e formas de estar típicas de cada estação.

 

O ser humano é complexo. Que conselhos dar a quem pretende descobrir-se a si próprio, descobrir a sua energia e capacidades essenciais para atingir a harmonia interior e com o universo?

Atingir um estado novo e distinto daquele que estamos a viver neste momento, requer criar espaço para que o que queremos para a nossa vida e se instale.

Criar um novo hábito sobre aqueles que já existem, resulta com frequência em stress e o abandono dos hábitos mais nutritivos em detrimento daqueles que drenam mais energia.

É comum haver o desejo de erradicar um hábito com anos de existência, perder peso, recuperar de desequilíbrios antigos, de relações traumáticas, de um dia para o outro. Dependendo dos níveis de energia de cada um, a sugestão é que se comece com um pequeno passo no sentido do que deseja. É importante mudar, mas não mudar rápido demais. Cada vez que os hábitos falham, voltar aos mesmos sem qualquer ressentimento ou expectativa. Esquecemo-nos com frequência de como aprendemos a andar, caímos e caímos e caímos até estarmos de pé.

 

Têm um vasto leque de opções formativas. Por onde deve começar quem se quer iniciar numa mudança de vida mais comprometida?

Recomendava as aulas online em directo, quer as de práticas de fortalecimento interno, quer as de culinária ou a de criação de hábitos saudáveis com a estação do ano. Estas contém material mais recente e são criadas de acordo com as estações do ano que estamos a viver.

Depois temos conteúdo que trazem um aprofundamento maior como o curso Chi Kung Fundamentos ou as consultas de hábitos saudáveis onde, quem participa, pode criar um programa mais à sua medida.

Para quem deseja aprender a cozinhar existem os diversos cursos de cozinha lecionados anteriormente pela Marta que podem ser adquiridos segundo o interesse individual de cada um.

 

Alimentação saudável
“…existem os diversos cursos de cozinha lecionados anteriormente pela Marta”
Que mensagem quer deixar aos nossos leitores?

Num tempo em que existe uma urgência constante, é essencial criar espaço nas nossas vidas de regeneração e segurança, de recuperação de valores como a família, comunidade, sonho, compaixão e o cuidado por nós e pelos outros, pois são importantes como ponto central de interação com o mundo. Sem este tempo e valores, é fácil o corpo e a mente entrarem em registos menos saudáveis que a curto, médio, ou longo prazo podem deixar danos a nível pessoal ou familiar, alguns irreversíveis.

A pergunta honesta é se o ritmo de vida e consumo que está a viver hoje é sustentável se tivesse de o realizar durante 10 anos. E se não é, que alterações pode fazer hoje, para que seja possível. 

Frequentemente, verifica-se que não é necessário fazer grandes mudanças. Alguns minutos de desconexão, respirar fundo, um passeio na natureza, sorrir para alguém, brincar com um animal de estimação, rir de uma boa piada.

As melhores soluções são frequentemente as mais simples.

 

 

Inspire-se nesta conversa com Lourenço de Azevedo sobre “Regenerar” e encontre o seu ritmo de vida em harmonia consigo e com o que o rodeia.

Esteja atento, pois brevemente iremos falar sobre a componente da alimentação saudável proposta pela Regenerar, sob a orientação de Marta Ribeiro.

Também pode gostar

Leave a Reply