Na Roça Monte Café em São Tomé conhecemos a história do café. O património da roça Monte Café permite o encontro entre povos e culturas. Conseguimos sentir as vivências das pessoas que lá trabalham e que enriquecem o local e a atividade da roça.
Esta roça fundada em 1858, é uma das mais antigas e que foi organizada como roça-cidade na região de Mé-Zóchi.
Na arquitetura dos edifícios da roça verifica-se que mantêm a traça original. A grande casa principal tem três pisos. O secador principal é construído em madeira com uma guarita central elevada para casa do guarda que observa a atividade durante o dia.
Na parte norte do terreiro existe uma estrutura de madeira que servia de estufa e de recolha dos tabuleiros de secagem. As sanzalas são um exemplo típico da construção de blocos em bandas duplas. As habitações são viradas para ambos os lados.
A Visita à Roça Monte Café
O guia Anacleto Luís Fernandes foi o nosso guia. Foi muito amável na apresentação da roça e nos esclarecimentos às nossas questões. Começou por nos explicar carinhosamente toda a botânica presente na área. Além da apresentação das plantas também indicou os fins medicinais. Eis uma lista:
- Folha de micocó
- Mimosa pudica não me toques
- Rosa porcelana
- Bico papagaio fêmea/macho
- Shampoo ginga
- Fordão pardo
De seguida, fomos visitar as instalações onde se manuseiam os grãos de café. Todo o trajeto tem história e nota-se o trabalho manual que ainda é feito no processo de produção.
A experiência de provar o café foi maravilhosa, sempre marcada pelo carinho de nos receberem bem. Uma das formas de conhecer a cultura é estarmos à mesa com os santomenses, onde partilham connosco o belo e o aprazível.
Em passeio pela Ilha de São Tomé
As Cascatas
Vale a pena sentir as águas frescas das cascatas!
A Cascata São Nicolau fica próxima de uma estrada e da Roça Café e para chegar à cascata Nazaré é preciso entrar pela Roça Ponta Figo.
Cidade de São Tomé
Por fim uma visita ao mercado da Cidade de São Tomé.
Permanecem as saudades, as histórias e os sorrisos partilhados com este povo santomense tão humilde e carinhoso.